Paróquia da Camacha vai celebrar São Lourenço

Igreja Paroquial da Camacha | D.R.

No domingo 22 de agosto às 16 horas vai ser celebrada a Eucaristia na igreja da Camacha, assinalando a festa de São Lourenço, o padroeiro daquela paróquia. Será solenizada pelo Coro de São Lourenço.

Como preparação espiritual haverá missas nos dias 19, 20 e 21 de agosto às 20 horas com cânticos pelo Coro de Jovens da Camacha no dia 19 e Coro Cristo Rei no dia 20. A missa da vigília será solenizada pelo Coro Paroquial da Camacha.

10 de agosto é o dia litúrgico de São Lourenço, um dos sete diáconos de Roma do Papa Sisto II.

Era um dos diáconos que ajudava aquele Papa, o qual foi assassinado pela polícia do imperador enquanto celebrava Missa num cemitério de Roma. É um dos mais famosos  santos da antiguidade.

A Basílica de São Lourenço Extramuros, onde se encontra o túmulo de São Loureço, é uma das cinco basílicas patriarcais ou papais. No interior do templo está uma pedra de mármore onde, segundo a tradição, foi colocado o corpo de São Lourenço imediatamente depois de seu martírio, ficando impressa parte de sua silhueta.

Em Roma é o santo mais importante, depois de S. Pedro e S. Paulo.

Na Madeira a devoção a São Lourenço é muito antiga, sendo de referir que o barco em que João Gonçalves, Zarco fez o reconhecimento da ilha tinha o nome de São Lourenço.

Este santo é também assinalado na capela que lhe é dedicada na freguesia da Fajã da Ovelha.