Próximo dia Diocesano do Catequista será a 5 de outubro na paróquia do Caniçal

Já tem data e local marcado o próximo Dia Diocesano do Catequista. De acordo com uma nota enviada ao Jornal da Madeira pelo Secretariado Diocesano da Educação Cristã (SDEC), o próximo Dia do Catequista decorrerá a 5 de outubro, na paróquia do Caniçal.

Com o tema “Novo Diretório, um caminho comum”, este dia diocesano vai contar com a presença e intervenções de Cristina Sá Carvalho, ex-diretora do Departamento de Catequese do Secretariado Nacional da Educação (SNEC) e do Departamento de Formação e Edições do SNEC. 

As paróquias interessadas em participar nesta iniciativa devem enviar, através do mail fxeducrist@sapo.pt ou de contato telefónico para o 965144584, o número de participantes e o nome do catequista responsável por receber, em nome da Paróquia, uma recordação e os diplomas de formações concluídas recentemente, até 24 de setembro de 2021.

Atividades concluídas

Entretanto, na mesma nota, o Departamento da Catequese da Infância e Adolescência do Secretariado Diocesano da Educação Cristã dá conta de que foram várias as iniciativas concluídas no de correr do ano catequético que agora terminou e apesar de todas as dificuldades criadas pela pandemia.

“Terminado um ano catequético, verificamos que se concluíram, com alguma interrupção, os itinerários com catequizandos e catecúmenos, os cursos para catequistas (de Iniciação, na sede do SDEC, e Geral, na Paróquia da Nazaré) e seus formadores (acerca da formação Ser Catequista, do Secretariado Nacional da Educação Cristã)”, diz então a nota que aponta ainda algumas iniciativas a realizar futuramente.

É o caso, por exemplo, da reabertura do SDEC, a 16 de agosto, de 2.ª a 6.ª-feira, das 09h30 às 12h30 e das 15h00 às 18h00 e onde podem ser adquiridos os materiais para o próximo ano catequético; da participação nas Jornadas Nacionais de Catequistas, em Fátima, nos dias 23 e 24 de outubro de 2021 (de que aguardamos as condições de participação); da formação Ser Catequista (nova) e outras, designadamente, acerca da Escola Paroquial de Pais e das (novas) etapas do «Say Yes», Cursos de Iniciação e Geral (Doutrina, Catequética, Celebração, Psicologia), onde e quando solicitadas.

Voltando ainda ao Dia Diocesano do Catequista o mesmo terá o seguinte programa: 

● 09h00, acolhimento

● 09h30, abertura e oração

● 09h45, 1.ª intervenção

● 10h30, pausa

● 11h00, 2.ª intervenção

● 11h45, preparação para a celebração

● 12h00, Missa presidida pelo bispo do Funchal

Cristina Sá Carvalho, diretora do Departamento de Catequese do Secretariado Nacional da Educação (SNEC)