“A beleza natural da Ilha” e a “dureza do quotidiano”

D. Nuno Brás presidiu ao “Te Deum” do Dia da Região

O bispo do Funchal presidiu na quinta-feira, dia 1 de julho, na Sé do Funchal, à Eucaristia com Te Deum do Dia da Região e das Comunidades Madeirenses.

Ao falar sobre o lugar da fé na identidade madeirense, D. Nuno Brás recordou que “a beleza natural da Ilha contrastou, deste o início, com a dureza do quotidiano. Foi necessário que os heróis do trabalho lavrassem a terra entre a rocha dura e a montanha agreste; conquistassem o mar, enfrentando vagas procelosas; e ostentassem, como ainda hoje sucede, as mãos calosas de quem não desiste de lançar a semente para o pão”.

Neste sentido, D. Nuno referiu que “naquele primeiro dia de há 600 anos, a Ilha apareceu ‘muito graciosa, de grandes arvoredos e lugares prados’. Mas logo a vida dos primeiros madeirenses se viu mesclada com a necessidade de, à força de trabalho braçal, conquistar terra que pudessem habitar”. Para além do trabalho diário de sobrevivência, muitas outras dificuldades o povo teve de enfrentar, como os “frequentes ataques de piratas e corsários” e os “desastres naturais e aqueles outros provocados pela incúria humana”.

Para o bispo do Funchal, “não podemos deixar de reconhecer como, ao longo destes seis séculos, a vida dos madeirenses teria sido insuportável, não fora a fé a dar-lhe sentido” e a “proporcionar-lhe a força interior para derrotar as contrariedades”. 

Para além da situação de pandemia que o mundo atravessa, o prelado apresentou diversas “paralisias” que impedem a vida com “maior qualidade humana”: o “esquecimento de Deus; o egoísmo galopante com o esquecimento do próximo e da sua dignidade, que sempre lhe estão associados; a submissão ao que é considerado ser correcto e a vergonha em nos mostrarmos como cristãos; a baixa da natalidade… e tantas outras paralisias que nos tolhem efectivamente a possibilidade de ser mais”, disse D. Nuno Brás ao terminar a homilia.

Pedras Vivas 04 de julho de 2021 (A4)

Pedras Vivas 04 de julho de 2021 (A3)