Visitas pascais na paróquia da Encarnação

Foto: Sílvio Mendes

A paróquia da Encarnação, situada na freguesia do Estreito, cujo pároco é o Pe. Alexandre Henriques Jorge, vai manter a tradição das visitas pascais, ainda que com os cuidados que a pandemia exige.

Os elementos que efetuarão as visitas vão passar pelas casas de todos os sítios. Em cada moradia será feita uma oração e será dada a bênção às casas e suas famílias de fora, ou seja, na entrada de cada casa e depois será entregue um símbolo a cada família da paróquia.

O pároco solicita que na entrada ou pátio de cada casa seja colocada uma mesa com a imagem de Nossa Senhora de Fátima, umas flores e a oferta monetária, tudo como sinal de reverência ao Espírito Santo. As visitas do Divino Espírito Santo serão feitas com os devidos distanciamentos recomendados pela DGS.

Não poderão tocar ou beijar as insígnias pascais e devem cumprir todas as orientações sanitárias em vigor.

A paróquia apela ainda que durante estas visita, se evitem a deslocação de pessoas de uma casa para outra, de modo a não haver convívios que comprometam a saúde pública e posa motivar o cancelamento das visitas pascais dos domingos seguintes para os restantes sítios”.

As datas e os sítios a ser visitados são as seguintes:

11 de abril – Fajã das Galinhas
18 de abril – Castelejo
25 de abril – Barreiros
02 de maio – Vargem
09 de maio – Covão
16 de maio – Covão e Panasqueira e Fajã de Baixo.

O encerramento do Espírito Santo na paróquia da Encarnação terá lugar a 23 de maio, Domingo de Pentecostes, com a participação de todos os sítios e seus Irmãos, na celebração da Eucaristia, com a hora a definir.

Durante o tempo pascal as eucaristias serão às 7h30 e às 9 horas e as visitas pascais saem da igreja por volta das 10 horas.