Fátima: Dia dos Pastorinhos celebrado em ambiente digital

Foto: Santuário de Fátima

Dada a impossibilidade de uma participação presencial por parte dos peregrinos, devido às restrições impostas pela pandemia, o Santuário de Fátima vai “dar destaque” à preparação deste dia com a presença de “alguns sinais concretos” a serem transmitidos nas redes sociais.

Na Capelinha das Aparições foram colocadas “as duas esculturas dos santos”, o que vai permitir “sensibilizar visualmente quem acede ao Streaming da Capelinha” e na Basílica do Rosário vão ser colocados “os ícones dos santos Francisco e Jacinta”

No dia 19 de fevereiro realizou-se, às 21h30, a vigília na Basílica de Nossa Senhora do Rosário com a oração do terço e a veneração aos túmulos dos dois santos.

No dia da festa litúrgica dos santos Francisco e Jacinta, os canais digitais do Santuário – Youtube e Facebook – vão transmitir o terço às 10h00, a missa às 11h00, presidida pelo cardeal D. António Marto e um documentário sobre Francisco e Jacinta Marto, às 14h00, transmitido também nas redes sociais da Agência Ecclesia.

O documentário é uma produção do Santuário de Fátima que conta a história de vida dos dois primeiros santos de Fátima, a partir do olhar de historiadores, teólogos e religiosas, e integra testemunhos da ex-postuladora da Causa de Canonização, irmã Ângela Coelho; da religiosa carmelita que pediu a intercessão dos santos na cura do pequeno Lucas e do próprio miraculado e da sua família.

LFS