Museografia: Espaços e discursos tema das próximas ‘As conferências do Museu’ 

Os trabalhos vão decorrer através de um Webinar via Zoom nos dias 4 e 5 de março 

Cartaz

As Conferências do Museu de Arte Sacra do Funchal (MASF) procuram criar anualmente um espaço de partilha de conhecimentos e experiências em torno de um determinado tema na área de estudo e atuação nos museus.

A abordagem temática é selecionada, habitualmente, a partir das necessidades sentidas no MASF e da especificidade que o define enquanto museu com acervos patrimoniais de natureza religiosa. O tema da edição deste ano, que decorrerá online através de um Webinar via Zoom nos dias 4 e 5 de março, é “Museografia: Espaços e discursos”.

“Através dos vários oradores convidados e associados a projetos desenvolvidos em Portugal, o tema d’As conferências do Museu de 2021 pretende criar um espaço de reflexão e partilha de métodos de trabalho em torno das diferentes dimensões da Museografia, designadamente em torno das técnicas e práticas relativas ao funcionamento integral de um museu”, lê-se no site das conferências.

Pretende-se “dar especial relevo à dimensão da exposição, na forma como se desenha a partir de negociações com os diferentes protagonistas de um projeto expositivo, com a arte e o património, com os espaços e os lugares, com a arquitetura e o design, com os públicos, a História e a Cultura”.