Bispo do Funchal preside à Eucaristia da Quarta-feira de Cinzas na Sé 

O Bispo do Funchal vai presidir, no próximo dia 17 de fevereiro, à Missa com o rito de bênção e imposição das Cinzas na Sé do Funchal pelas 16 horas, iniciando o tempo quaresmal.

Este ano, devido à pandemia, e às medidas para a conter, não só a Eucaristia é celebrada mais cedo como o rito foi adaptado. Assim, feita a oração de bênção das cinzas e depois de as ter aspergido com água benta sem dizer nada, “o sacerdote, voltado para os presentes, diz uma só vez para todos a fórmula que se encontra no Missal Romano: “Convertei-vos e acreditai no Evangelho”, ou “Lembra-te que és pó da terra e à terra voltarás”.

Depois,  o sacerdote lava as mãos, coloca a máscara protegendo o nariz e a boca, e impõe as cinzas a todos os presentes que se aproximam dele, ou, se for mais conveniente, aproxima-se ele do lugar daqueles que estão de pé. O sacerdote pega nas cinzas e deixa-as cair sobre a cabeça de cada um, sem dizer nada”.

Quanto à quaresma, recorde-se, é o tempo de preparação para a Páscoa que começa em Quarta-Feira de Cinzas e termina pela tarde de Quinta-Feira Santa, antes da Missa Vespertina da Ceia do Senhor.