Movimento dos Focolares tem nova presidente

Margaret Karram | D.R.

A nova presidente do Movimento dos Focolares para os próximos seis anos é Margaret Karram, nascida em Haifa (Terra Santa) em 1962.

A nova presidente do Movimento dos Focolares para os próximos seis anos é Margaret Karram, nascida em Haifa (Terra Santa) em 1962. Ela substitui a advogada italiana Maria Voce, que presidiu o Movimento desde julho de 2008, eleita após a morte da fundadora, Chiara Lubich, em 14 de março de julho de 2008

A eleição, para a qual são necessários os votos de pelo menos dois terços dos presentes, foi realizada no domingo, 31 de janeiro, tendo sido aprovada pelo Dicastério para os Leigos, Família e Vida, conforme exige o Estatuto dos Focolares.

A nova presidente – que por Estatuto deve ser sempre uma mulher – dirigirá o Movimento pelos próximos 6 anos.

Devido à pandemia, a Assembleia Geral do Movimento dos Focolares que votou para a nova presidente, realiza-se inteiramente on-line. Iniciada em 24 de janeiro, se concluirá em 7 de fevereiro de 2021. É a terceira Assembleia Geral após a morte da fundadora Chiara Lubich.

Participam 359 pessoas de todo o mundo, representando as diferentes culturas, gerações, vocações, afiliações eclesiais e religiosas presentes no Movimento dos Focolares.

À eleição do Presidente segue-se, neste 1º de fevereiro, a eleição do co-presidente, que por Estatuto deve ser sacerdote focolarino, e a eleição dos conselheiros que colaboram no governo central do Movimento.