‘Há Pressa no Ar’: Hino da JMJ foi apresentado esta manhã 

A organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023 apresentou esta manhã, em Lisboa, o hino oficial do próximo encontro internacional de jovens católicos de todo o mundo.

A letra do novo hino é do padre João Paulo Vaz e a música de Pedro Ferreira, professor e músico, ambos da Diocese de Coimbra; os arranjos são do músico Carlos Garcia.

O tema ‘Há Pressa no Ar’ parte do tema escolhido pelo Papa para a JMJ Lisboa 2023 – ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’ (Lc1,39) -, desenvolvendo-se “em torno do ‘sim’ de Maria e da sua pressa para ir ao encontro da prima Isabel, como relata a passagem bíblica”, assinala o comunicado enviado às redações.

O tema foi gravado em português e numa versão internacional, com cinco idiomas (português, inglês, espanhol, francês e italiano).

“Ao cantar este hino, os jovens de todo o mundo são convidados a identificarem-se com Maria, dispondo-se ao serviço, à missão e à transformação do mundo. A letra evoca também a festa da JMJ e a alegria centrada na relação com Deus”, indica a organização da JMJ 2023.

O processo de produção em estúdio, realizado em 2020, envolveu jovens de todo o país, alguns dos quais participantes na competição que, apesar de não terem sido selecionados, integraram o coro da gravação final, acrescenta a nota.

Os autores explicam que a música surgiu antes da letra, composta por Pedro Ferreira numa “pequena sala, sozinho ao piano”, uma melodia “pensada para congregar, unir uma comunidade”.

O padre João Paulo Vaz assumiu a missão de escrever a letra: “Com a guitarra na mão, fui escrevendo, como costumo fazer”.

Os autores procuraram apresentar “uma música popular, alegre, juvenil, fácil de aprender e de fácil tradução e adaptação”.

O lançamento do hino oficial do encontro internacional de Lisboa decorreu num evento digital, transmitido através das páginas da JMJ nas redes sociais e do site da JMJ 2023.

A canção foi escolhida em concurso nacional, aberto à participação de portugueses maiores de idade.

O Comité Organizador Local (COL) recebeu mais de uma centena de candidaturas, que foram analisadas por um júri composto por profissionais das áreas da música e das artes.

Para ouvir o hino siga este link.