D. Nuno Brás nomeado há dois anos como bispo do Funchal 

O Papa Francisco nomeou D. Nuno Brás para Bispo da Diocese do Funchal no dia 12 de janeiro de 2019 | D.R.

Assinala-se esta terça feira, dia 12 de janeiro, o segundo aniversário da nomeação de D. Nuno Brás como Bispo do Funchal, pelo Papa Francisco.

A tomada de Posse aconteceu no domingo, dia 17 de fevereiro, na Sé do Funchal.

O Jornal da Madeira deseja ao senhor bispo as maiores Felicidades e Bênçãos de Deus.

 

Recorde aqui a bula de nomeação:  

BULA DE NOMEAÇÃO 

Francisco, Bispo, Servo dos Servos de Deus 

Ao Venerável Irmão Nuno Brás da Silva Martins, até agora Bispo titular de Elvas e Auxiliar da Igreja Patriarcal de Lisboa, eleito Bispo do Funchal, saudação e Bênção Apostólica. 

Deus chama os fiéis, especialmente por meio da pregação dos Bispos, para a luz admirável do Evangelho, para que cresçam em graça e no conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Por isso, Nós costumamos prestar uma especial atenção às Igrejas desprovidas de seus pastores, concedendo às mesmas, tanto quanto possível, dignos Bispos. 

E porque a diocese do Funchal, pela renúncia do nosso Venerável Irmão António José Cavaco Carrilho, necessita de um novo Bispo, dirigimos o nosso espírito para ti, Venerável Irmão, que, como até aqui estás a desempenhar bem o múnus episcopal junto da Igreja Patriarcal de Lisboa e manifestas dotes e virtudes convenientes, em bom direito nos pareces apto para ser posto à frente daquela comunidade diocesana. 

Por isso, ouvido o parecer da Congregação para os Bispos, com a nossa autoridade Apostólica nomeamos-te Bispo do Funchal, com os direitos e as obrigações inerentes àquele mesmo ofício segundo o direito canónico, ficando desligado da já mencionada Sede titular e do referido múnus de Auxiliar. 

Dá noticia deste nosso decreto ao clero e aos fiéis que estão confiados ao teu cuidado pastoral. E a todos eles exortamos que, sob a tua condução, observem de maneira cada vez mais diligente na vida quotidiana os divinos preceitos, manifestando a viva presença de Cristo no mundo. 

Pela intercessão da Santíssima Virgem Maria, Rainha da Paz, e de S. Nuno, imploramos a Cristo Senhor para que te encha, Venerável Irmão, do espírito de verdade e de amor, para que conduzas a boas pastagens o rebanho a ti confiado. 

Dado em Roma, junto de S. Pedro, aos doze dias do mês de Janeiro, no ano do Senhor de 2019, sexto do nosso Pontificado. 

Francisco