Ação de Graças pelo Batismo da Madre Virgínia Brites da Paixão

A Associação de fiéis: “Grupo da Madre Virgínia em união com o Imaculado Coração de Maria” celebra na próxima quarta-feira, pelas 8.30, na Igreja de Santo António o aniversário do Batismo da Madre Virgínia. A missa será presidida pelo Senhor Cónego Carlos Duarte, pároco da referida igreja.

Madre Virgínia Brites da Paixão

O Batismo da Menina Virgínia da Silva

Foi depois de passar a Festa (como se designa o Natal na Ilha da Madeira) do ano de 1860, o Senhor Manuel Gomes da Silva dirigiu-se à Igreja matriz para combinar com o Pároco, o Padre Cláudio João Ferreira, o dia do batizado desta sua filhinha. 

O dia de Reis foi o mais indicado e assim, no dia 6 de janeiro de 1861, os pais e padrinhos com a bebé ao colo dirigiram-se à Igreja de Santo António. Apesar da distância que tiveram de percorrer a pé, chegaram todos muito contentes à Igreja. 

A menina levara o vestidinho branco que já servirá aos seus oito irmãos. A madrinha levava a toalha de “linho da terra”, bordada pela Senhora Maria de Jesus, mãe da Virgininha, que a guardara na gaveta da cómoda junto com o vestidinho branco, para “se fosse preciso”. O padrinho segurava na mão uma vela branca de cera.

Junto à Pia batismal que fica à entrada da Igreja no lado esquerdo, o Sacerdote ao deitar a água batismal na cabecinha da menina disse: Virgínia, eu te batizo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. 

Este primeiro Sacramento torna-nos: filhos de Deus, irmãos de Jesus e templos do Espírito Santo.

Depois do assentamento no Livro dos Batismos e conscientes da responsabilidade de educar aquela menina para Deus, saíram da Igreja em direção a casa que fica lá no alto do Lombo dos Aguiares, à entrada para o Miradouro do Pomar.

A propósito recordemos as palavras que o Senhor dirigiu ao Profeta Jeremias: “Antes de te haver formado no ventre materno, Eu já te conhecia; antes que saísses do seio de tua mãe Eu te consagrei e te constituí profeta das nações” (Jr1,5). E assim aconteceu com Virgínia e connosco.

Reflexão: Recordemos o dia do nosso Batismo e como tem sido a nossa fidelidade ao primeiro Sacramento que recebemos e que abriu as portas aos restantes Sacramentos.

4 de janeiro de 2021

A Presidente da Direção da Associação,
Conceição Freitas