Secretariado da Liturgia publica obra “Em Vós confio” com meditações diárias

Capa

Com mais de 1700 páginas, a obra deste sacerdote que exerce as funções de oficial na Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos (Santa Sé) é um “contributo para a espiritualidade litúrgica”, escreveu D. José Cordeiro, Bispo de Bragança-Miranda, na apresentação da obra.

A confiança do orante: «Senhor, em Vós confio» (Sl 90, 2b) “é muito importante na vida espiritual cristã”, e o livro oferece estas “chaves de leitura orante a partir do Ano Litúrgico e que nos textos do Missal Romano, emerge como fonte de espiritualidade”, lê-se na apresentação.

As meditações propostas são uma “leitura-orante da liturgia quotidiana”: um modo de viver a vida cristã, com um coração de carne entre os irmãos; uma “Lectio Divina”, que encontra a sua fonte e cume na celebração da Missa.

“Sem oração, ou melhor, sem Liturgia não há Missão”, por isso, “a Igreja evangeliza e se evangeliza com a beleza da liturgia, que é também celebração da atividade evangelizadora e fonte dum renovado impulso para se dar”, aponta D. José Cordeiro.

José Manuel Pereira Ribeiro Gomes nasceu em Campo de Besteiros, Tondela, e estudou Teologia no Porto, mas é sacerdote (desde 1988) da Diocese de Bragança-Miranda.

Em 2003, na Universidade Católica de Paris (ICP-ISL), defendeu a tese de doutoramento em Teologia com especialização em Liturgia e Teologia Sacramental: «Liturgia e arquitectura: uma nova arquitectura para um novo projecto litúrgico»

Antes de ir para a Santa Sé foi presidente da Comissão Diocesana de Arte Sacra, diretor do Departamento de Liturgia e Património Cultural da Igreja de Bragança e do Secretariado de Liturgia, Música e Arte Sacra.

LFS