Arciprestado de Santa Cruz e Machico promove formação para leitores

D.R.

O Arciprestado de Santa Cruz e Machico realizou no dia 18 e 19 de novembro o primeiro encontro formativo para leitores que decorreu nas paróquias de Santa Cruz e Eiras.

As duas ações de formação contaram com a participação de 90 leitores que valorizaram a iniciativa.

No encontro, o cónego Rui Pontes recordou o tema diocesano para este ano pastoral “A Eucaristia constrói-nos no caminho da fé: Cristo salva -te” para apontar a importância da vivência da Eucaristia na vida do dia a dia do cristão. Foram mencionados três aspectos importantes a considerar: o fazer memória, a caminhada comum e a transmissão da fé.

Para o cónego Rui, a relação do leitor com a Palavra pode receber inspiração na passagem bíblica dos Atos dos Apóstolos, onde Filipe explica ao etíope a passagem do profeta Isaías (At 8,30-39) que nos permite, também nós, seguir o caminho “cheios de alegria”.

Na sua intervenção, o cónego Vítor Gomes revelou a importância da escuta da Palavra, primeiramente pelo leitor,  e depois pela comunidade reunida.

Para melhor compreensão da missão do leitor e o seu ministério como servo da Palavra de Deus, o cónego Vítor apresentou a “Mensagem ao Povo de Deus” do Sínodo dos Bispos de 2008 incidindo a ação formativa nas 4 etapas: I) A voz da Palavra: a Revelação; II) O rosto da Palavra: Jesus Cristo; III) A casa da Palavra: a Igreja e IV) Os caminhos da Palavra: a missão.

Os leitores não são apenas transmissores da Palavra, mas testemunhas, pois a Palavra é viva e atua de geração em geração. Desta forma, foi lançado o desafio a intensificar a oração individual e comunitária da Palavra de Deus.

O segundo encontro, de carácter mais prático, está marcado para a próxima quarta-feira, 25 de novembro, em Santa Cruz e na quinta-feira, dia 24, nas Eiras.