Fátima: Santuário propõe retiro sobre confiança, neste tempo de pandemia

Encontro realiza-se no fim de semana de 30 de outubro e 1 de novembro e abre possibilidades de renovação pessoal da confiança, sob o olhar da Senhora de Fátima e na luz da sua Mensagem.

Foto: Santuário de Fátima

A Escola do Santuário propõe, para o fim de semana de 30 de outubro a 1 de novembro, o retiro “Não tenhais medo”, sobre a questão da confiança a partir da prática da vidente Lúcia de Jesus. Através da partilha de experiências e do silêncio orante, o encontro, que se realiza na Casa de Retiros de Nossa Senhora das Dores, partirá de uma abordagem sobre a fragilidade humana, que a atual pandemia agudizou, para apontar “possibilidades de renovação pessoal da confiança, sob o olhar da Senhora de Fátima e na luz da sua mensagem”.

A proposta estabelece um paralelo entre as “tribulações” da vida de Lúcia e as “interrogações existenciais” que este tempo levanta, para, a partir do exemplo da “confiança filial” que a vidente praticou ao longo de um itinerário de vida, apontar “um caminho interior de procura do sentido da vida no horizonte de Deus”.

O retiro tem início às 19h00 de sexta-feira, com a receção e acolhimento e termina às 15h00 de domingo, com a Missa, na Basílica da Santíssima Trindade. Durante os três dias, marcados ao ritmo da oração e reflexão interior, as reuniões abordarão os temas: “Os nomes do medo e as interrogações do tempo”; “Para uma interpretação crente do tempo”; “A confiança de Lúcia de Jesus” e “Praticar a confiança neste tempo”, aos quais se seguem momentos de silêncio e partilha. Para sábado está agendada uma Via-sacra e a participação no Rosário e Procissão das Velas. Na manhã de domingo, os participantes são convidados a um momento de Adoração Eucarística.

A inscrição no retiro é obrigatória e sujeita a confirmação, sob o limite máximo de 35 participantes. Há a possibilidade de alojamento nas Casas de Retiros do Santuário.

Para mais informações contactar pastoral@fatima.pt ou 249 539 600.