Semana da Educação Cristã começa com convite ao regresso às paróquias

D. António Moiteiro, bispo de Aveiro, pede que pais inscrevam filhos na Catequese, realçando compromisso com a segurança de todos

D.R.

“Convido os pais a inscrever os seus filhos na catequese, a não terem medo da epidemia que convive diariamente connosco. Tentamos, por todos os meios, que as paróquias sejam lugares seguros, onde se observem as respetivas distâncias, o uso da máscara e o desinfetante”, indicou o responsável, na Missa a que presidiu no Seminário de Santa Joana Princesa, em Aveiro.

“Temos de viver um certo ‘normal’ no meio das contingências em que vivemos”, acrescentou.

A Semana Nacional de Educação Cristã 2020 tem como tema ‘Fortalecer e apoiar a família, Igreja doméstica’.

“A força da família reside essencialmente na sua capacidade de amar e ensinar a amar”, indicou D. António Moiteiro.

A intervenção citou a nota pastoral que a CEECDF escreveu para esta semana, na qual se sublinha que Catequese, a Educação Moral e Religiosa Católica e a Escola Católica “têm prestado atenção e cuidado à família, na sua missão evangelizadora, com propostas válidas para apoiar a sua missão educativa”.

O bispo de Aveiro dirigiu-se ainda ao grupo da Paróquia da Vera Cruz que recebeu o sacramento da Confirmação, convidando-os a assumir a missão que Deus lhes confiar.

A 22 de outubro, a Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC), em parceria com o Secretariado Nacional da Educação Cristã, promove a V Peregrinação Nacional ao Santuário de Fátima, este ano com uma representação mais reduzida.

Entre os dias 23 e 25, decorrem online as Jornadas Nacionais de Catequistas sobre o tema “Catequese e Família”.

A Semana Nacional da Educação Cristã termina no próximo domingo, em Peniche, com uma celebração da Eucaristia, presidida por D. Daniel Batalha Henriques, bispo auxiliar de Lisboa e membro da CEECDF.

OC