Festa do Senhor dos Milagres: Cónego Ramos divulga regras por causa da Covid-19

Foto: Duarte Gomes

A Festa do Senhor dos Milagres, a 08 e 09 de outubro, vai realizar-se este ano em moldes diferentes dos anos anteriores, tendo em conta a pandemia Covid-19 que, lembra o pároco de Machico, “teima em ficar entre nós e que esperamos o milagre de Cristo para o seu desaparecimento!”

Tendo em conta as atuais circunstâncias, “é necessário que sejamos responsáveis uns para com os outros, cumprindo todas as medidas gerais de prevenção e proteção”,  informa o cónego Manuel Ramos através da página facebook da Paróquia.

Para a realização da festa, adianta ainda o pároco,  “foi elaborado um Plano de Contingência COVID-19, em pareceria com os serviços camarários, através do Serviço Municipal Proteção Civil de Machico, em coordenação com a PSP – Esquadra de Machico e a Delegação Saúde Machico, com o suporte externo do IA-Saúde, IP RAM”.

Todos os colaboradores da festa e todos os participantes estão sujeitos a este Plano de Contingência, lembra o cónego Ramos, que faz ainda “um forte apelo no cumprimento da sinalética no decorrer da festa”. Além disso,  “o uso da máscara é obrigatório por todos os participantes e colaboradores; haverá perímetros de segurança a fim de evitar aglomerações, sobretudo juntos aos postos de venda da cera de promessas, dos queimadores e nos espaços litúrgicos da igreja e capela”. Caberá aos agentes da PSP zelar pelo cumprimento de todas as medidas de segurança.

A venda de cera de promessas, informa ainda, acontecerá em dois postos: um na igreja e outro junto à Capela dos Milagres, nos dias 07, 08 e 09 das 9 às 23 horas, sendo que no dia 07 essa venda decorrerá apenas  até as 20 h. Os devotos podem adquirir a cera de promessa e colocá-la nos queimadores junto à capela ou deixá-la onde a adquirirem. “A promessa é paga não somente pela queima da cera, mas, sobretudo, pela intenção da oferta feita!”, explica.

Quinta-feira, dia 8 de outubro, às 20:30 horas o Senhor dos Milagres da capela sairá, “somente acompanhado pelos pescadores (homens de calça escura e camisa branca) com os archotes, usando as medidas de segurança do distanciamento, máscara e luvas.”  Nessa ocasião, e ao contrário do que era habitual, “as pessoas que tiverem promessas a pagar não poderão acompanhar o Senhor dos Milagres. Devem ficar ao longo do percurso por onde irá passar a imagem. Devem usar máscara e respeitar o distanciamento social”.

O percurso será o seguinte: sai da capela, passa a Ponte da Banda d’Além, faz toda a Rua da Árvore até à Rua do Ribeirinho, sobe a Rua do Ribeirinho até ao hipermercado ‘Continente’, desce a Rua da Estacada até ao Largo de Nossa Senhora da Conceição, terminando na igreja matriz de Machico.

A celebração da missa, presidida por  D. Nuno Brás, será pelas 21:30 horas. A lotação e todas as regras do espaço da igreja serão respeitadas segundo a Resolução nº 479/2020 de 22 de junho.

Sexta-feira dia 9 de outubro, às 16 horas, haverá a celebração da missa na igreja matriz e pelas 17:30 horas o Senhor dos Milagres sairá de regresso à capela somente acompanhado pelos pescadores com os archotes, usando as medidas de segurança do distanciamento, máscara e luvas.

O percurso de regresso será: sai da igreja, sobe a Rua da Estacada até a Travessa do Ribeirinho, desce a Rua do Ribeirinho até à Rua da Árvore, percorrendo-a até à Ponte Banda d’ Além e termina no Largo do Senhor dos Milagres.