Apresentada primeira edição da Bíblia em língua Zande

A língua Zande é uma língua do grupo adamawa-ubangi falada pelo povo zande, no nordeste da República Democrática do Congo, no Sudão do Sul e em algumas partes da República Centro-Africana.

D.R.

É uma importante meta alcançada, fruto de anos de árduo trabalho e perseverança no trabalho missionário. Trata-se da primeira edição da Bíblia na língua local Zande, apresentada no dia 14 de setembro na Diocese de Tombura-Yambio, o que é um marco, visto a diocese existir há mais de cem anos.

Conforme informado pela Agência Fides, esse fato histórico realizou-se por ocasião do sexto aniversário da morte de Dom Joseph Gasi Abangite, o primeiro bispo a ser incardinado na diocese. O evento foi intitulado, retomando o versículo bíblico: “Tua Palavra é lâmpada para os meus passos, luz para o meu caminho”.

Em sua carta pastoral, Dom Eduardo Hiiboro, atual Bispo da diocese, destacou a importância que esta edição da Sagrada Escritura adquire para mais de quatro milhões de fiéis que falam a língua Zande no Sudão do Sul, na República Democrática do Congo e na República Centro-Africana.

“Meu desejo, como Ordinário da Diocese católica de Tombura-Yambio, é o de celebrar, estudar, divulgar e viver a Palavra de Deus para que se torne o foco de todos os aspectos da vida. Esperamos que a Bíblia se torne uma referência e uma linfa para a vida de todos os fiéis e para a Igreja de Tombura-Yambio, que continua a celebrar, ler, rezar e compartilhar a Palavra de Deus”.

O bispo concluiu convidando os sacerdotes a considerarem este evento como “um novo chamado a serem ministros da Palavra”.

Durante a Missa solene, o arcebispo Hiiboro convidou os cristãos a continuarem a rezar para derrotar a pandemia do coronavírus que assola o mundo e a seguir as diretrizes delineadas para conter a propagação do vírus.

A cerimónia contou ainda com a presença do governador do Estado equatorial ocidental, general Alfred Futuyo, que convidou os cidadãos a abraçarem a paz e a unidade e a se unirem para o desenvolvimento do estado e do país em geral.

(TW/AP – Agência Fides)