Carmelitas: Faleceu o Padre Fernando Reis

Pe. Fernando Reis, OC

Neste dia 5 de setembro faleceu o Pe António Fernando Sá Reis, sacerdote Carmelita que durante alguns anos trabalhou na Igreja do Carmo no Funchal.

Como se lê na página do Carmo de Braga, no facebook «diagnosticado há três anos com doença degenerativa grave, sendo superior do Carmo de Aveiro, o Pe António Fernando Sá Reis encontrava-se na Casa dos Doentes, no Santuário do Menino Jesus de Praga, onde faleceu ao alvorescer do dia de hoje, dia 5 de Setembro, rodeado de zelo médico, de extremosos cuidados de enfermagem e da fraternidade dos irmãos.

O Deus das misericórdias e Pai sumamente bom chamou-o a Si para o recompensar dos seus trabalhos com a celebração da Páscoa Eterna. Tinha 72 anos de idade e era irmão do Pe Manuel Reis, também Carmelita Descalço.

Nascido em Rio Meão, Santa Maria da Feira, e entrado no Seminário Missionário Carmelitano de Viana do Castelo em 1959, tinha 55 anos de Carmelita Descalço e 44 de sacerdote.

Realizou estudos Eclesiásticos em Vitória (Espanha), no Instituto Superior de Estudos Teológicos do Porto, e na Universidade Pontifícia Salesiana, em Roma, onde foi ordenado.

Celebrava com esmero e tempêro litúrgico, e sempre foi muito dedicado ao zelo pelas almas, quer no confessionário, quer na direção espiritual.

Foi superior dos conventos de Viana do Castelo, Porto, Funchal e Aveiro. Participou do governo provincial da nossa Província. Foi até ao fim das suas forças animador da Associação dos Antigos Alunos do Seminário do Carmo.

Agradecemos a Deus que o chamou à vida e ao serviço da Igreja na Ordem do Carmo, e que por fim o chamou para junto de Si, fonte da nossa saudade. Que descanse em paz».