“Colocar-se em jogo”, os pensamentos de Francisco sobre o desporto

Um pequeno livro da "Libreria Editrice Vaticana" reúne uma série de considerações do Papa, extraídas de discursos feitos nos últimos anos a atletas de várias disciplinas. Três campeões assinam o prefácio: Alex Zanardi, Francesco Totti e a ex-campeã de maratona Tegla Loroupe

O livro será apresentado a 7 de setembro
Um “manual” que sugere a possibilidade de viver o desporto – mas também a própria vida – de acordo com as indicações concretas de um treinador excepcional: o Papa Francisco. Aqui está o significado e o valor do novo livro “Mettersi in gioco. Pensieri sullo sport” (Colocar-se em jogo. Pensamentos sobre o desporto) publicado pela Libreria Editrice Vaticana com o patrocínio da Athletica Vaticana.

Francisco: a beleza do desporto é seguir o ritmo dos que têm outro ritmo

O livro – escrito em um estilo simples e direto típico do Magistério do Papa Francisco – reúne os pensamentos do Papa retirados de seus discursos mais significativos aos desportistas e compartilhados por ele mesmo em muitas ocasiões nas quais encontrou atletas: grandes campeões, mulheres e homens com deficiência física ou intelectual, mas também crianças e jovens dos subúrbios da vida.

As citações reunidas – selecionadas por Lucio Coco e propostas em formato de livro de bolso – são a base para um treinamento espiritual e uma verdadeira bússola para todos os que querem se orientar na busca das motivações mais autênticas de sua própria paixão. Isto é confirmado pelos três testemunhos, que escrevem no prefácio confirmando as palavras do Santo Padre, assinadas por Francesco Totti, a ex-campeã de maratona queniana Tegla Loroupe (responsável pela equipe de refugiados do Comitê Olímpico Internacional) e Alex Zanardi, que enviou sua contribuição pouco antes do grave acidente.

O livro será apresentado em Roma na segunda-feira, 7 de setembro, às 11h30, no sugestivo cenário do estádio “Nando Martellini”, entre a beleza das Termas de Caracalla e a universalidade da sede da FAO. Juntamente com os atletas, estarão presentes Giovanni Malagò, presidente do Comitê Olímpico Nacional Italiano, Luca Pancalli, presidente do Comitê Paraolímpico Italiano, Monsenhor Melchor Sánchez de Toca, subsecretário do Pontifício Conselho de Cultura, e outros protagonistas do mundo desportivo. O encontro será moderado por Alessandro Gisotti, vice-diretor editorial do Dicastério para a Comunicação.

Giampaolo Mattei