Festa de Nossa Senhora da Graça no Estreito da Calheta

Foto: Silvio Mendes

No dia 15 de agosto a paróquia do Estreito da Calheta celebrará a festa de Nossa Senhora da Graça que é a padroeira daquela comunidade.

A Eucaristia presidida pelo Pe. Rui Sousa, pároco do Estreito da Calheta, começará ás 16 horas.

No domingo 16 de agosto na igreja do Estreito da Calheta às 17 horas principiará a missa que assinalará a solenidade do Santíssimo Sacramento.

Estas duas festas litúrgicas serão transmitidas na internet no canal naminhaterra.com e na Rádio Calheta (98.8)

A paróquia do Estreito da Calheta foi fundada no século catorze e teve origem numa fazenda concedida ao fidalgo André Gonçalves de França, que era natural da Polónia.

A capela de Nossa Senhora da Graça, que foi construída por iniciativa do filho daquele fidalgo, viria a ser a sede da paróquia e a sede do morgadio que fundou em 1503.

O nome de Estreito que significa desfiladeiro, vale ou profundidade, teve origem num pequeno sítio, embora as condições orográficas daquela freguesia madeirense não justifiquem esta denominação.
A festa de Nossa Senhora da Graça é vivida com muita intensidade naquela comunidade paroquial, realizando-se um grande arraial, o que não sucederá neste ano pois devido às precauções referentes à pandemia do covid-19 a festa será restringida apenas às cerimónias religiosas.

[atualizado dia 12.08.2020 às 16h]