Novenas e festa no Monte com apelo à solidariedade

Foto: Silvio Mendes

Nesta quarta-feira, 5 de agosto, iniciam-se as novenas de preparação para a festa de Nossa Senhora do Monte.

Serão celebradas na igreja paroquial até ao dia 13 agosto. O templo abre às 19 horas e às 19h25 será rezado o terço. Às 20 horas principia à novena. A igreja estará aberta até 23h30.

Como é habitual cada novena tem uma designação: Chave de ouro; Boa esperança; Bom Coração; Boa união; Paz; Emigrantes; Carreiros do Monte; Boa vontade; Boa fé.

O programa nos dias 14 e 15 é o seguinte:

Sexta feira, 14 de agosto: véspera da festa de Nossa Senhora do Monte
12h: toque festivo dos sinos do santuário de Nossa Senhora do Monte
20h: retirar da imagem de Nossa Senhora do Monte para andor e início da guarda de honra
20h: oração do Angelus
19h: fecho da igreja para limpeza e desinfecção
20h: abertura da igreja para as celebrações
20h25: oração do terço
21h00: Missa vespertina solene presidida e com homilia pelo pároco Pe. Vitor Sousa

Sábado, 15 de agosto: Dia da festa de NossaSenhora do Monte
01h: fecho da igreja para limpeza e desinfeção
02h: reabertura da igreja para veneração da imagem de Nossa Senhora durante toda a noite
6h30: fecho da igreja para limpeza e desinfeção
7h30: reabertura da igreja para as celebrações
8h: missa do romeiro
9h: fecho da igreja para limpeza e desinfeção
10h: abertura da igreja
10h15: oração do terço
11h: Missa solene presidida por D. Nuno Brás, bispo do Funchal
20h: reposição da imagem de Nossa Senhora do Monte no nicho e fim da guarda de honra
20h15 : fecho da igreja para limpeza e desinfeção.

Haverá a tradicional guarda de honra a Nossa Senhora do Monte desde as 12 horas do dia 14 de agosto e 20 horas do dia 15. A igreja estará aberta durante a noite para quem quiser cumprir a sua promessa e devoção a Nossa Senhora do Monte com tranquilidade evitando-se assim aglomerados de pessoas.

As celebrações de 5 a 15 de agosto serão transmitidas pelo Posto Emissor do Funchal, através da internet pela página facebook da paróquia de Nossa Senhora do Monte e a celebração do 15 de Agosto às 11 horas também será transmitida pela RTP Madeira.

O Pe. Vítor Sousa, pároco do Monte refere que «o tempo que vivemos por causa da pandemia é deveras difícil e exige de cada um de nós união e solidariedade. É neste contexto que vamos viver a celebração das festas de Nossa Senhora do Monte e do Santíssimo Sacramento. Vamos como comunidade paroquial dar um grande sinal de solidariedade para com as pessoas que passam dificuldades devido a esta pandemia.

Esse sinal passará por um lado pela contenção das despesas da festa e por outro lado na ajuda concreta às pessoas em dificuldades com a iniciativa do “baú solidário”.

Sublinha também que «a paróquia e a organização das novenas em honra de Nossa Senhora do Monte chegaram a esta conclusão: este ano, excecionalmente, haverá apenas uma ornamentação para todas as novenas sendo que cada novena poderá colocar algum arranjo floral ou símbolo que represente a sua novena em frente ao altar. Pedimos a compreensão das pessoas para o momento que vivemos e apelamos à solidariedade de todos.

Neste sentido levamos a cabo a iniciativa do “baú solidário” que consiste na entrega de bens essenciais para ajudar as pessoas necessitadas da nossa freguesia do Monte e não só. Todas as pessoas que venham até o Santuário são convidadas a trazer estes bens para depositar no baú que estará na igreja. Poderão deixar os seguintes bens: produtos de higiene pessoal; produtos para bebés; produtos alimentares (leite, arroz, massa, cereais, etc)».

Neste ano não haverá arraial devido à pandemia do covid-19.

Como refere o pároco, na página da paróquia do Monte no facebook «por razões de proteção e segurança de saúde de toda a população da diocese do Funchal e de um modo especial da comunidade paroquial de Nossa Senhora do Monte, tendo em conta o estado de pandemia na fase de desconfinamento, foi necessário ajustar o plano de contingência do Santuário de Nossa Senhora do Monte em vigor desde maio 2020, de acordo com as orientações das autoridades de saúde, que clarificasse todos os procedimentos e regras a ter em conta nas novenas e festa de Nossa Senhora do Monte».

Fica assegurada deste modo a assistência religiosa, em segurança, à comunidade daquela paróquia e a todos as pessoas que se deslocarem à igreja do Monte por ocasião da festa.