Garachico festeja Nossa Senhora do Bom Sucesso

Foto: Silvio Mendes

Desde o dia 1 de janeiro de 1961 a freguesia do Estreito de Câmara de Lobos passou a ter três paróquias: Estreito de Câmara de Lobos, Encarnação e Garachico.

Estas duas últimas comunidades paroquiais foram constituídas pelo decreto de D. David de Sousa (1911-2006), Bispo do Funchal, que reconfigurou a organização das comunidades católicas na Madeira criando 50 novas paróquias. O documento foi publicado a 24 de novembro de 1960 entrando em funcionamento a 1 de janeiro e 1961.

Dessas foram extintas seis: Bom Despacho, no Campanário; Consolação, na Ribeira Brava; Santa Catarina, em Santa Cruz; Cruz, no Porto da Cruz; Vera Cruz, no Faial e São Joaquim, em Santana.

À paróquia do Garachico foi atribuída Nossa Senhora do Bom Sucesso como padroeira, sendo esta escolha motivada pela existência naquela localidade de uma capela dedicada a Nossa Senhora com aquela invocação.

Foi construída no lugar conhecido por Eira de Jorge de Vaz, por Manuel João Ferreira, proprietário da localidade e destinada à prestação de serviços religiosas à comunidade, por parte de seu filho Francisco Luís Ferreira que havia sido ordenado sacerdote. Durante alguns anos a ermida esteve sem serviço tendo ficado em ruínas sendo reedificada no ano de 1777. Conforme alvará da Câmara Eclesiástica do Funchal, datado de 10 de Junho de 1778, foi dada autorização ao pároco da paróquia do Estreito de Câmara de Lobos para proceder à sua bênção, o que vem a acontecer no dia 14 de junho desse ano.

No dia 1 de janeiro de 1961, em consequência da criação da paróquia do Garachico, passou esta capela a servir de sua sede paroquial e, em 1963, seria destruída para dar lugar à construção da atual igreja.

A festa de Nossa Senhora do Bom Sucesso vai ser celebrada no Garachico no domingo 9 de agosto, principiando a missa pelas 16 horas, presidida pelo Pelo Padre Humberto Mendonça pároco do Garachico. Aquele sacerdote, natural do Porto Santo, vai deixar a paróquia do Garachico, já que no mês de julho foi nomeado pároco dos Canhas e Carvalhal, sendo substituído pelo Pe. Rui Silva.

A homilia da missa será proferida pelo Pe. Hélder Gonçalves, pároco de Gaula e Lombada.

A procissão terá início às 19 horas em viatura aberta com a imagem de Nossa Senhora percorrendo aquela paróquia localizada na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos.

Na véspera da festa às 20h30, será celebrada missa, sendo pregador o Pe. Alexandre Henriques, pároco da paróquia da Encarnação.

Esta festa será celebrada apenas a nível religioso.

Nossa Senhora do Bom Sucesso fez a sua primeira aparição no dia 2 de fevereiro de 1594, aparecendo a uma religiosa, Mariana de Jesus Torres, em Quito, no Equador.

Nesta aparição, Nossa Senhora profetizou muitos acontecimentos que a Igreja viveria no século XX, prevendo que o papa Pio IX iria proclamar o dogma da Assunção. Também previu o nascimento de São João Maria Vianney, conhecido Santo Cura d’Ars.

A Irmã Mariana foi a grande responsável por consagrar o Equador ao Sagrado Coração de Jesus. Até hoje, milagrosamente, o seu coração continua intato, ficando exposto na cidade de Quito.

Esta é apenas uma das histórias ligadas com esta imagem, havendo outra com origem em Lisboa no século XVI ou XVII.

Na Diocese do Funchal, Nossa Senhora do Bom Sucesso também é também a padroeira da paróquia com aquela denominação situada na freguesia de Santa Maria Maior.