Música Sacra: Pe. Ignácio com novo site com propostas para cânticos a usar na liturgia 

Padre Ignácio Victor Figueira Rodrigues | Foto: Duarte Gomes

O Padre Ignácio Rodrigues, responsável da Música Sacra da Diocese do Funchal, lançou um novo site que reúne as suas composições e onde é possível aceder às partituras ou ouvir os diversos cânticos e músicas. 

“O meu objetivo de construir esta página na net é para dar a conhecer as minhas composições, e também para dar mais sugestões aos coros de cânticos a usar na liturgia”, disse ao Jornal da Madeira. 

O vigário Paroquial da Sé e Mestre de Capela, explicou que “a página está organizada de uma forma simples, onde poderemos encontrar as partituras organizadas por ordem alfabética e a possibilidade de ouvir as partituras apresentadas. Por vezes tem o vídeo disponível de algumas músicas quando foram usadas na liturgia ou em concerto”.

Na página inicial o Pe. Ignácio oferece uma explicação do que é a música sacra, citando a constituição apostólica Sacrosanctum concilium sobre a Liturgia, do Concílio Vaticano II. 

“Resumidamente encontramos a razão do canto na liturgia. Tem a finalidade de promover a participação ativa dos fiéis no canto”, afirmou. 

O site integra as composições do CD do Terço da Misericórdia, lançado em 2016, ano da Divina Misericórdia e o Livro do Ofício e Laudes da Semana Santa com as partituras e faixas de áudio cantadas pelo coro do Seminário Diocesano do Funchal em 2011. 

Está acessível o Livro de Salmos composto para o Advento e Natal e uma “orientação da registação do órgão para o salmo responsorial”, recorda este sacerdote. 

O site será atualizado à medida que novas partituras forem realizadas.