Freguesia dos Canhas com festas religiosas

Foto: Silvio Mendes

O mês de agosto terá muitas atividades litúrgicas nos Canhas com festas nas duas paróquias daquela freguesia.

No sábado, dia 15, será celebrada a festa de Nossa Senhora da Piedade, a padroeira da paróquia dos Canhas, iniciando-se a Eucaristia às 16 horas. No domingo 16 de agosto será a vez de se realizar a solenidade do Santíssimo Sacramento naquela igreja, também às 16 horas.

Após a missa haverá a bênção do Santíssimo Sacramento nos sítios daquela comunidade paroquial.

Como preparação para a festa de Nossa Senhora da Piedade serão celebradas novenas e missas nos sítios de 7 a 13 de agosto sempre às 20h30 com a seguinte sequência: Pico, Cova, Outeiro, Lombo do Meio, Piedade, São Tiago. A missa da vigília que decorrerá na igreja também se iniciará pelas 20h30.

No Carvalhal, a outra paróquia da freguesia dos Canhas, no domingo 23 de agosto será celebrada a festa do Santíssimo Sacramento às 16 horas.
Depois haverá a bênção do Santíssimo Sacramento nos sítios: Salões e Urzes: 17h30; Eiras: 18 horas; Escola do Carvalhal: 18h30; Levada do Poiso: 19 horas; Salões: 19h30; igreja:20 horas.

Entretanto na sexta feira 21 de agosto às 20h30 serão celebradas novena e missa em honra de Santo Agostinho. O Pe. António Paulo, pároco dos Canhas e Carvalhal presidirás às cerimónias.
A origem do nome da freguesia dos Canhas está no apelido Canha de uma família que ali se estabeleceu nos primeiros tempos da colonização, dando às suas terras o nome de Canhas.

A sede da paróquia dos Canhas ficou na capela de S. Tiago, um templo edificado em local escolhido por João Gonçalves Zarco, desconhecendo-se o ano da sua fundação. Aí ficou poucos anos, pois já em 1587 tinha passado para a igreja de Nossa Senhora da Piedade. Da primitiva capela nada resta.

No local onde havia a capela foi colocado um oratório com a imagem de São Tiago.