Tempo festivo na paróquia do Carmo

Foto: Silvio Mendes

Na freguesia de Câmara de Lobos existem três paróquias: Câmara de Lobos, Santa Cecília e Carmo. É na igreja desta paróquia que estão a ser celebradas, às 20 horas, as novenas e missas de preparação para a festa de Nossa Senhora do Carmo que ali decorrerá no domingo 19 de julho com missa às 15 horas.

No final haverá a procissão de carro por toda a paróquia sendo celebrada missa às 18 horas na igreja paroquial. Os paroquianos levam um cartão de acesso a uma das missas, para que todos possam participar nas festas.

No domingo 26 de julho naquela paróquia irá ser celebrada a solenidade do Santíssimo Sacramento.

Constituída pelo decreto episcopal de D. David de Sousa com data de 24 de novembro de 1960 a paróquia do Carmo iniciou as suas atividades no dia 1 de janeiro de 1961 com sede provisória na capela das Preces.

A denominação desta paróquia foi motivada pela existência naquela localidade de muitas pessoas devotas de Nossa Senhora do Carmo.

O seu primeiro pároco foi o padre António Alberto de Sousa que sempre manifestou desejo de ser construída uma igreja naquela paróquia, tendo conseguido adquirir terrenos onde começou a se edificar o atual templo. A cripta foi lugar de culto durante vários anos até a bênção da nova igreja, um projeto concebido pelo arquiteto Marcelo Costa, tendo o templo a forma de um barco, que é local de trabalho dos pescadores de Câmara de Lobos e também por a Igreja ser conhecida como «Barca de Pedro».

O lançamento da sua primeira pedra teve lugar a 29 de julho de 1964, pelo então bispo do Funchal, D. David de Sousa e a sua bênção ocorreu a 13 de dezembro de 1969.

A dedicação da igreja de Nossa Senhora do Carmo, realizou-se a 16 de julho de 1986 em cerimónia presidida por D. Teodoro de Faria, então Bispo do Funchal.

A 16 de Julho de 1989 realizou-se a cerimónia da coroação da imagem de Nossa Senhora do Carmo com uma coroa de ouro.

O Centro Social e Paroquial do Carmo foi inaugurado em 1992 e integra Jardim de Infância, atividades de tempos livres e Centro de Dia.

Na área da paróquia do Carmo há as capelas de Nossa Senhora das Preces e de Nossa Senhora da Piedade no Convento das Irmãs Clarissas no sítio da Cruz da Caldeira.

Nessas capelas são celebradas as festas das padroeiras nos dois primeiros domingos do mês de julho.

Tem também as capelas de Nossa Senhora da Nazaré e de São Cândido.

As festas que vão ser celebradas nos dois últimos domingos de julho não terão arraial devido às restrições já conhecidas.