Celebrações do Sacramento da Confirmação reagendadas

Foto: Duarte Gomes

À medida que o tempo avança começam a ser reagendadas celebrações que foram adiadas por causa da pandemia e do estado de emergência por ela motivado. É o caso, por exemplo, dos Crismas, cujas novas datas de celebração já começam a constar da agenda do bispo diocesano, disponível para consulta no sítio oficial da diocese na internet.

De acordo com essa lista, a primeira cerimónia está marcada para o dia 18 de julho, sábado, na paróquia dos Álamos, pelas 17 horas. Segue-se a Paróquia das Eiras, onde os jovens vão receber o Sacramento da Confirmação no dia 19 de julho, domingo, em eucaristia agendada para as 15 horas e presidida, como é habitual pelo bispo diocesano.

Nesse mesmo dia, D. Nuno Brás desloca-se ainda a São Martinho, onde preside a nova Eucaristia com a mesma finalidade, a partir das 18 horas.

Na paróquia de Santo António, no Funchal, a celebração do Sacramento da Confirmação está agendada para dia 25 de julho, sábado, pelas 17 horas. No domingo, 26, será a vez do grupo de jovens da paróquia da Serra de Água receber o referido sacramento, em Eucaristia marcada para as 11 horas. Ainda nesse dia, D. Nuno Brás desloca-se também ao Porto da Cruz, para confirmar os jovens daquela paróquia.

Já para o mês de agosto, mais precisamente para o dia 1, será a vez dos jovens das Paróquias da Quinta Grande e do Campanário serem confirmados na fé, em Missas agendadas para as 16 e as 18:30 horas, respetivamente. No dia seguinte a celebração acontecerá na Ribeira Brava, a partir das 11:30 horas.

Devido às contingências impostas pelas autoridades de saúde por causa da covid-19, todas estas celebrações têm de obedecer às normas em vigor, as quais determinam como obrigatório o uso de máscara e a desinfeção das mãos, bem como o limite máximo de pessoas nos locais onde as celebrações decorrem.

Durante a recolha de registos de imagem e fotografia, para que não haja impactos futuros nas memórias do registo do evento, as máscaras podem ser retiradas.