Celebrações em honra de São João em diversas localidades

São João Batista, na igreja da Fajã da Ovelha | D.R.

No dia 24 de junho, será celebrada a festa de São João Batista.

São muitas as tradições que se registam por ocasião dos festejos em honra daquele santo como as ceias, as bentas (colocação de ramos de alecrim e de louro ao ar livre para que na manhã do dia do santo sejam abençoadas), as sortes (diversas atividades relacionadas com a adivinhação do futuro), as fontes ornamentadas e as fogueiras que são ateadas na véspera da festa e saltadas em ambiente de muita animação.

Na Madeira, São João Batista é festejado nas quatro paróquias de que é padroeiro: Fajã da Ovelha, Álamos, São João (uma das paróquias da Ribeira Brava) e Atouguia e nas capelas de São João da Ribeira, no Funchal, no sítio da Terra Batista, situada no Porto da Cruz; capela da Achada do Cedro Gordo, localizada em São Roque do Faial e na capela de Jesus, Maria, José, situada em Câmara de Lobos.

Também é assinalado nas paróquias de São Martinho, Conceição (Lombada, Ponta do Sol), Rochão (Camacha), São Jorge e no bairro de São Gonçalo.

Neste ano e devido às restrições motivadas pela pandemia do Covid-19 estas paróquias vão assinalar São João Batista apenas a nível religioso.

Álamos

Neste mês na paróquia dos Álamos vão realizar-se duas festas litúrgicas. De 20 a 28 de junho vão ser celebradas missas na igreja com adoração ao Santíssimo Sacramento. Serão por intenção dos moradores nos diversos sítios. Principiarão às 19 horas mas no domingo 28 de junho a missa será às 9 horas.

São João Batista, o padroeiro dos Álamos, irá ser celebrado naquela paróquia no dia 24 de junho na Eucaristia às 19 horas.

Atouguia

Situada na freguesia da Calheta a paróquia do Atouguia tem São João Batista como padroeiro, sendo a festa celebrada a 24 de junho, dia litúrgico daquele santo.

Neste ano o programa da celebração integra a bênção dos altares de São João e fontanários a partir das 12 horas da terça-feira, 23 de junho.

Nesse dia às 20 horas será celebrada a missa da vigília da festa daquele santo sendo animada pelo grupo de jovens da paróquia.

Na quarta-feira, 24 de junho, às 16 horas principiará a Missa solene de São João. Nesse dia pelas 11 horas será celebrada a Eucaristia na igreja matriz da Calheta assinalando o dia daquele município.

Fajã da Ovelha

São João Batista é o padroeiro da Fajã da Ovelha e a festa litúrgica será celebrada no dia 24 deste mês com missa às 19 horas.

No dia 23 a missa da vigília principiará pelas 19 horas.

Lombada (Ponta do Sol)

Na paróquia da Conceição, situada na Lombada Ponta do Sol a Eucaristia em honra de São João Batista começará às 20 horas do dia 24 de junho. Será presidida pelo Pe. Johnny Aguiar, pároco da paróquia da Conceição, com homilia pelo Padre Jorge Magalhães, da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus.

A novena e missa da vigília serão celebradas no dia 23 às 19 horas.

Ribeira Brava

A paróquia de São João, situada na freguesa da Ribeira Brava, vai celebrar a festa do seu orago. Será no dia 24 de junho com missa às 16 horas.

A missa da vigília no dia 23 de junho principiará pelas 21 horas.

Santa Cecília

A festa de São João Batista, na capela de Jesus Maria José, situada na paróquia de Santa Cecília, em Câmara de Lobos, irá ser celebrada no dia 24 de junho, iniciando-se a missa às 20 horas.

Depois da Eucaristia, realizar-se-á a procissão automóvel, com o andor de São João, com o seguinte percurso: sairá da capela, descendo o Caminho de São João, seguindo até ao final do Caminho do Lagar da Giesta, regressando à capela pelo Caminho da Bela Vista.

São João da Ribeira

Conhecida como capela de São João da Ribeira e situada na freguesia de São Pedro é um templo que vai ter celebração festiva no dia 24 de junho com a missa da festa de São João Batista marcada para se iniciar pelas 18h30.

No mesmo horário ali será celebrada missa da vigília na terça-feira 23 de junho.

São Martinho

A festa de São João Batista na paróquia de São Martinho será assinalada com Eucaristia às 18 horas do dia 24 de junho.

É uma festa com tradição naquela paróquia e assinala o dia da bênção da atual igreja verificada no domingo 24 de junho de 1918.

[atualizado dia 22.06.2020 às 09.50h]