Santuário de Fátima: Cardeal D. António Marto agradece “testemunho de fé” dos peregrinos

«Vida e calor, afecto dos vossos corações, o sorriso e a alegria do vosso olhar, do vosso rosto, dos vossos lábios, embora escondido pela máscara. Mas é o coração dos peregrinos que transborda de alegria»

Foto: Santuário de Fátima

“Esta peregrinação aniversária deste 13 de junho reveste-se de uma particular alegria: primeiro é a primeira peregrinação aniversária deste ano com a presença física dos peregrinos: a vossa presença física, que traz de novo ao Santuário, vida e calor. Vida e calor, e afecto dos vossos corações, o sorriso e a alegria do vosso olhar, do vosso rosto, dos vossos lábios, embora escondido pela máscara. Mas é o coração dos peregrinos que transborda de alegria”, afirmou o cardeal bispo de Leiria – Fátima.

O responsável assinalou ainda os 100 anos da chegada da “escultura original” de Nossa Senhora ao santuário de Fátima, “aquela senhora vestida de branco tão bonita, que falavam os pastorinhos”.

“Essa imagem está aqui; ela tornou-o símbolo de Fátima em todo o mundo e lembra que os peregrinos encontram aqui um memorial da presença de Deus, através do colo materno de Maria. O peregrino de Fátima procura o colo materno que lhe fala da ternura de Deus, do cuidado terno e amoroso de Deus por cada um de nós, através desta mãe., permite-lhe fazer aqui a experiência do acolhimento incondicional que Deus nos oferece através do coração imaculado de Maria”, traduziu.

Para D. António Marto, cada peregrino presente no Santuário afirma duas palavras: “obrigada e «eu confio»”, e escuta de Maria “uma palavra de conforto, confiança e esperança, a mesma que disse a Lúcia: «desanimes, nunca te deixarei»”.

“É com o coração cheio de alegria que vos dou as boas vindas e saudar-vos, a todos e a cada um em particular, com todo o afecto no amor de Jesus Cristo e no amor de Maria”, reforçou.

O cardeal de Leiria – Fátima quis ainda saudar os doentes e idosos, que, afirmou, “têm um lugar especial” no seu coração de bispo, e os “pequenitos e pequenitas”.

“Estendo aos que nos acompanham em suas casas, uma alegria ver-vos aqui junto de Nossa Senhora, em festa, por isso envio uma saudação cheia de afecto, e uma bênção especial em nome de Nossa Senhora para sejais sempre meninos felizes e alegres, na amizade com Nossa Senhora. E desejo-vos boas férias”, saudou.

O reitor do Santuário de Fátima, o padre Carlos cabecinhas, convidou os peregrinos a visitar a exposição «Vestida de branco», no primeiro piso da Basílica da Santíssima Trindade para ver “de forma mais próxima”, a imagem de Nossa Senhora e informou que a mesma vai estar em exposição durante a tarde de hoje, a partir das 14h30.

LS