Crianças: nossa riqueza

Foto: UNICEF

Dia e mês da Criança

Celebra-se todos os anos a 1 de Junho, em Portugal e noutros países, o Dia Mundial da Criança. O mês de Junho é o mês da Criança. E até gostamos porque queremos as nossas crianças sempre felizes!

O dia foi criado em 1950, alguns anos após o fim da II Guerra Mundial, para sensibilizar a comunidade internacional para os problemas que atingiam tantas crianças no mundo.

Num panorama flagelado, em termos sociais e humanitários, a Federação Democrática Internacional das Mulheres e a ONU quiseram defender as crianças dessa destruição.

Mas, ainda hoje estão por cumprir tantos dos princípios da Declaração Universal dos Direitos da Criança. A Unicef revelou que há 30 milhões de crianças em extrema dificuldade, nos países ditos desenvolvidos.

Este é um dia que fará todo o sentido lembrar enquanto existirem no mundo crianças a quem são negados os cuidados mais básicos – amor, saúde e segurança.

Podemos ensinar-lhes quais os seus direitos, e consciencializar assim os adultos do futuro sobre a importância dos sentimentos, das boas ações e da ajuda ao próximo.

Há frases muito lindas e cheias de inspiração e sentido para fazer discursos, tais como: *A criança de hoje é o homem de amanhã; *A semente do mundo é a criança; *O melhor do mundo são as crianças; * Não há nada mais puro do que o sorriso de uma criança.

Mas,…

Neste dia libertemos todos também um pouco da nossa criança interior

Direitos da Criança

A Declaração dos Direitos da Criança é bem clara:

*Todas as crianças têm o direito à vida e à liberdade.

*Todas as crianças devem ser protegidas da violência doméstica.

*Todas as crianças são iguais e têm os mesmos direitos, não importa a sua cor, sexo, religião, origem social ou nacionalidade.

*Todas as crianças devem ser protegidas pela família e pela sociedade.

*Todas as crianças têm direito a um nome e nacionalidade.

*Todas as crianças têm direito a alimentação e ao atendimento médico.

*Todas as crianças portadoras de dificuldades especiais, físicas ou mentais, têm o direito a educação e cuidados especiais.

*Todas as crianças têm direito ao amor e à compreensão dos pais e da sociedade.

*Todas as crianças têm direito à educação.

*Todas as crianças têm direito de não serem violentadas verbalmente ou agredidas pela sociedade.

Amor e ternura

O dr. Lino Rosado, pediatra, escreveu um belo comentário para este dia, que resumo.

«A criança é a projeção do nosso futuro e a memória do nosso passado. 

Nela se apresenta a forma mais simples de amar pois vê o mundo com os olhos do coração.

É nelas que pais e educadores depositamos nossas esperanças. 

Sua felicidade ou infelicidade depende do regaço que as acolhe quando nascem.

Quem teve pais justos e amorosos jamais odiará a humanidade.

Evolução e desenvolvimento de uma criança desde o nascimento é uma experiência fascinante para os seus pais.

Os bebes não trazem livro de instruções mas… têm um poderoso aliado biológico que é a sua mãe, sempre sensível e sempre alerta, atenta às suas mínimas necessidades sobre interpretativa, nutricional, quente e amorosa, virada para as necessidades de sobrevivência do seu bébé.

Neste dia é bom lembrar todas as crianças rejeitadas pela sociedade de consumo em que estamos inseridos e alargar o nosso apoio e intervenção nas famílias menos protegidas para que todas as crianças possam brincar e divertir-se como todas as crianças do mundo.»