Festas religiosas no mês de junho

Foto: Silvio Mendes

São muitas as festas religiosas que se realizam no mês de junho. Neste ano e devido à pandemia as celebrações decorrerão apenas a nível litúrgico, portanto sem os arraiais que animavam esta época.

É a 13 de junho que se assinala a festa de Santo António. Na Madeira é o padroeiro de três paróquias: Santo António (Funchal, Santo António da Serra e Raposeira (na freguesia da Fajã da Ovelha). É também assinalado nas capelas que o têm como orago no Estreito de Câmara de Lobos e na Ponta do Sol.

São João Batista é celebrado no dia 24 de junho, que é padroeiro das paróquias da Fajã da Ovelha, Atouguia (na Calheta), Álamos (na freguesia de Santo António) e São João (na Ribeira Brava). Tem festa também nas capelas existentes no Campanário, Santa Cecília (Câmara de Lobos), Campanário, São Martinho, São João da Ribeira no Funchal, Porto da Cruz (no sítio da Terra Batista), São Roque do Faial e paróquia da Conceição (na Ponta do Sol).

Outro santo popular festejado nesse mês é São Pedro, o padroeiro da paróquia com aquela denominação, no Funchal e orago da Ponta do Pargo. É festejado na Ribeira Brava, Câmara de Lobos, Lombada (Santa Cruz), São Jorge, Porto Santo e Lamaceiros (Porto Moniz).

No mês de junho a Igreja celebra a solenidade do Corpo Deus. Neste ano será na quinta feira 11 de junho com festa na Sé e na capela da Casa de Saúde São João de Deus, no sítio do Trapiche.

O Dia do Sagrado Coração de Jesus, que é uma data móvel que se comemora na segunda sexta-feira após a festa do Corpo de Cristo, é assinalado no dia 19 de junho. É também celebrado na capela existente na freguesia de Água de Pena e na capela no sitio da Ribeira Funda, na freguesia de São Jorge e no Colégio Missionário do Funchal.

Neste mês na paróquia do Loreto celebra-se a festa do Espírito Santo.

No primeiro domingo de junho a paróquia da Graça, na freguesia de Santo António, celebra a festa da sua padroeira e a paróquia dos Romeiros (no Monte) assinala a sua padroeira: Nossa Senhora Rainha do Mundo.

As paróquias, das Achadas da Cruz, São Paulo, Santo António, Loreto, Raposeira, Santa Maria Maior, Santa Luzia, Tabua, Fátima, Cristo Rei, Santo António da Serra, Fajã da Ovelha, Atouguia, São Martinho e Ponta do Pargo celebram em junho as festas do Santíssimo Sacramento, ou Domingo do Senhor.