Brasil: Estátua de Santa Rita sensibiliza para o uso de máscara 

Até a maior estátua católica do mundo procura fazer a sua parte, mostrando a importância da prevenção neste período de pandemia. O exemplo vem do interior do Nordeste do Brasil, na cidade de Santa Cruz/RN, onde está o Santuário de Santa Rita de Cássia. Neste dia 22 de maio, em que o mundo pede a sua intercessão, a padroeira das causas impossíveis dá o seu recado: além da mensagem de diálogo e paz, a do cuidado consigo e com o próximo.

Os mais de 50 mil peregrinos que anualmente participam da festa em homenagem à Santa Rita de Cássia, em 22 de maio, na cidade de Santa Cruz/RN, também estão precisando se reinventar em busca de sua intercessão. Desta vez, os peregrinos são convidados a fazer as orações de casa, por causa das restrições da pandemia, ou ainda poderão participar da procissão nesta sexta-feira (22), obrigatoriamente usando máscaras e mantendo uma distância segura.

Tríduo online e estátua de máscara

O tema da festa é: “Santa Rita, protegei-nos”, e o lema: “Guarda-me a vida! Liberta-me!” (Salmo 25,20). O tríduo festivo em honra àquela que é padroeira da cidade potiguar desde 1825 foi realizado através das redes sociais, no perfil da Paróquia de Santa Rita no Facebook e no YouTube: depois do terço de Santa Rita, recitado desde 13 de maio, a novena era presidida pelo Pe. Vicente Fernandes.

Nesta sexta (22), a programação especial começa às 9h, com a missa da Coroa de Santa Rita às 12h – tudo sendo transmitido ao vivo via streaming, direto da Igreja Matriz. A comunidade está sendo convidada a refletir sobre a confiança, a entrega e a fé em Cristo, em profunda análise deste período da pandemia. Segundo o pároco, é importante meditar sobre o tema, porque “muitos perderam o sentido da fé ou estão depressivos diante de uma realidade que foi quebrada por esta crise do coronavírus, atingindo o emocional, financeiro e psicólogico”.

Já às 16h está marcada a Procissão de Santa Rita e o encerramento da programação: a imagem da santa vai sair em cortejo pelas principais ruas e por todos os bairros de Santa Cruz. Os fiéis podem ficar em casa, esperando a passagem da imagem. Para quem for acompanhar um dos trajetos, os organizadores recordam que, “aglomerações não serão permitidas ao redor da imagem” e, pelas ruas, “as pessoas devem usar máscaras e manter uma distância segura”. Será permitida a participação dos carros da Pastoral da Comunicação (Pascom), aquele com andor da imagem da santa e outro com o Ministério de Música: “demais veículos estão proibidos de acompanhar o cortejo”.

Além do tríduo online, a novidade deste ano da festa foi parar no alto da estátua de 42 metros de Santa Rita: ela ganhou máscara de proteção, nas cores da bandeira da cidade, numa forma de conscientizar sobre a importância de usar a máscara neste período de crise sanitária.

Nesta quinta-feira (21), a paróquia divulgou um vídeo, produzido pela prefeitura municipal, do momento em que a imagem estava sendo ‘protegida do vírus’. Mensagens de conscientização também acompanharam as fotos sobre o momento: “Santa Rita ensina a seus afilhados como se comportar neste período de pandemia. Usem máscara, se protejam e cuidem uns dos outros”.

A maior estátua católica do mundo

A Estátua de Santa Rita de Cássia, da cidade de Santa Cruz, mede um total de 56 metros de altura, é maior que a do Cristo Redentor no Rio de Janeiro (que mede 38 metros), por exemplo, sendo considerada a maior estátua católica do mundo. A estrutura demorou 3 anos para ficar pronta e foi inaugurada em 2010.

O Santuário de Santa Rita de Cássia é lembrado, inclusive, no portal oficial do mosteiro da santa, na Itália. Ao se referir à “estátua colossal”, de “56 metros de altura de blocos de cimento”, que domina “a colina de Santa Cruz, no Rio Grande do Norte”, o local é descrito como “um pólo de atração que vê brilhar a luz da fé”.

Andressa Collet – Cidade do Vaticano