Santa Sé espera negociações de paz entre palestinos e israelitas

D.R.

O secretário para as Relações com os Estados, arcebispo Paul Richard Gallagher, foi contatado por telefone nesta quarta-feira, 20, pelo sr. Saeb Erekat, negociador-chefe e secretário-geral da Organização para a Libertação da Palestina, com a intenção de informar a Santa Sé sobre as recentes evoluções dos acontecimentos nos territórios palestinos e a possibilidade de a soberania israelense ser aplicada unilateralmente em parte dessas áreas, o que comprometeria ainda mais o processo de paz.

A Santa Sé reitera que o respeito ao direito internacional e às resoluções relevantes das Nações Unidas é um elemento indispensável para que os dois povos possam viver lado a lado em dois Estados, com as fronteiras internacionalmente reconhecidas antes de 1967.

A Santa Sé acompanha com atenção o desdobramento da situação e manifesta preocupação por eventuais atos que possam comprometer ainda mais o diálogo, fazendo votos que os israelenses e palestinos possam encontrar novamente, e em breve, a possibilidade de negociar diretamente um acordo, com a ajuda da comunidade internacional, e a paz possa finalmente reinar na Terra Santa, tão amada por judeus, cristãos e muçulmanos.