Dia 24 de maio: D. Nuno vai presidir à Eucaristia de Santa Rita

D.R.

Apesar da atual situação motivada pela Covid-19, e tendo em conta as orientações das autoridades regionais e sanitárias, da CEP e da Diocese do Funchal, relativamente à realização de festas e procissões, no próximo dia 24 de maio Santa Rita vai ser invocada na respetiva paróquia.

As Novenas vão decorrer de 15 a 23 de maio, sendo que durante a semana serão celebradas às 20 horas e ao fim de semana às 19 horas. No domingo 24 de maio haverá Missa a Santa Rita às 9 horas, às 15 horas e às 19 horas, com a Eucaristia das 15 a ser presidida por D. Nuno Brás, bispo do Funchal, que certamente irá invocar a intercessão de Santa Rita, a santa das causas impossíveis, neste tempo de incertezas e medos.

Desta forma a paróquia possibilita aos devotos a participação na Eucaristia e o cumprimento das suas promessas. Serão seguidas todas as regras sanitárias de desinfeção dos espaços frequentados e não permissão de aglomeração de pessoas após as celebrações.

De referir ainda que, a partir do dia 18 de maio, a igreja de Santa Rita estará aberta durante o dia no seguinte horário: das 9 às 13 horas e das 15 às 21 horas. Nos dias 23 e 24 de maio estará aberta o dia todo.

Numa nota publicada no facebook da paróquia o cónego Manuel Ramos lembra aos devotos que vierem à igreja para “trazerem a sua máscara, respeitar as regras sanitárias da desinfeção das mãos na entrada da igreja, sentar-se nos lugares indicados, não tocar nas imagens, não fazer ajuntamentos e seguir as orientações de circulação.”

Nesta sua publicação, o pároco de Santa Rita adianta ainda que no sábado, dia 23, “iremos fazer um circuito com a imagem de Santa Rita numa carrinha pelas estradas da paróquia”, entre 9 e as 12 horas, conforme itinerário que será oportunamente divulgado.

O cónego Ramos pede aos paroquianos que “junto das suas casas, na passagem da imagem, sem fazer ajuntamentos, lancem pétalas de rosas a Santa Rita” e explica que “iremos levar som na carrinha para que as pessoas percebam a aproximação da imagem.”

Quanto ao sorteio de rifas preparado para a festa de Santa Rita 2020 foi adiado pela ARAE, com permissão da paróquia, para que o mesmo se realize no dia 13 de setembro às 20 horas no adro da Capela da Vitória.