Padre Hélder Gonçalves lança desafio à catequese

O Pe. Hélder Gonçalves, pároco das paróquias de Gaula e da Lombada, no Arciprestado de Santa Cruz/Machico, lançou um desafio à catequese das paróquias que tem a seu cargo.

Aos catequizandos está a ser pedido que façam um desenho com um arco-íris, semelhante ao que as crianças italianas que estão de quarentena e têm estado a fazer. A diferença é que em vez da frase “Andrà Tutto Bene” (“Vai ficar tudo bem”), usem a frase “Estamos todos no mesmo barco”, e acrescentem ainda o barco e o mar à composição artística.

“Lancei o desafio à catequese em geral das paróquias de Gaula e da Lombada, visto que a maior parte das crianças estão em casa. Pensei associar a ideia do arco-íris, juntando o mar e a barca, lembrando o episódio de Noé”, explica ao Jornal da Madeira o Pe. Hélder.

E de facto, lembra, “estamos todos no mesmo barco, demonstrando que somos fiéis à aliança para com Deus e com Ele tudo correrá bem.”

Os desenhos, alguns dos quais ilustram este apontamento, têm chegado e estão a ser publicados nas páginas do Facebook das paróquias procurando passar a mensagem e dando um bocadinho de cor a esta nova realidade que estamos a viver.