Covid-19: Sacerdote “enche” a igreja com fotografias dos paroquianos

A paróquia de São Mamede, na Diocese de Lisboa, aposta nas transmissões online da missa diária

Foto: Pe. Ismael Teixeira

“Celebrámos o Dia do Pai, dia de São José, no passado dia 19 de março, e fizemos um desafio muito interessante de pedir aos pais da paróquia, ou ligados à comunidade, que enviassem, pelas redes sociais, uma fotografia dos pais para que, nesse dia, os pais estivessem aqui comigo, e criámos um ‘estendal’ enorme com quatro cordas e os pais estiveram comigo aqui na missa”, disse à Agência ECCLESIA.

Perante o sucesso da atividade que reuniu cerca de 150 fotografias, o sacerdote está a pensar na celebração da Páscoa que, este ano será diferente e “estranha”, onde vai estar “sozinho, com dois ou três irmãso, a celebrar”.

“Lancei o desafio de encher a igreja de famílias que, regularmente, vêm à missa aqui ao domingo, às 12h e às 18h30, e que cada familia envie uma fotografia. Já nos chegaram muitas fotografias para que eu sinta essas pessoas ainda mais unidas a mim, nesta Páscoa que é estranha mas que ainda há de ser também um momento de grande graça e renascimento das cinzas, de renascer nesta quarentena”, aponta.

O sacerdote sentiu que tinha de chegar às pessoas, neste tempo de isolamento social, devido à pandemia Covid-19, e decidiu “lançar-se às redes sociais, seja Facebook ou Instagram”, que se têm revelado “ferramentas extraordinárias para continuar ligado aos paroquianos”.

“É extraordinário estamos a chegar a mais pessoas, através das redes sociais, a telegraça: eu estou cá a representar todos os paroquianos, claro que há desafios a resolver mas também já há uma comunidade fiel à espera da transmissão online da missa”, esclarece.

O padre Ismael Teixeira tenta “animar a comunidade real e virtual como é possível” e o seu trabalho tem sido “decorar a Igreja com a fotografia dos paroquianos” que costumam ir ali à missa”.

Com esta adesão às transmissões online o pároco de São Mamede informa que todos os dias é celebrada missa pelas 18h30, com transmissão direta no facebook da paróquia e da página pessoal.

SN