Covid-19: Diocese de Viana do Castelo lança campanha para aquisição de ventiladores

«Ajude-nos a ajudar» é o apelo do Departamento da Pastoral da Saúde diocesana para  fazer chegar equipamentos de suporte avançado de auxílio à respiração à Unidade Local de Saúde do Alto Minho

Cartaz

“Pedimos que cada sacerdote ou comunidade cristã da nossa diocese possa contribuir com um donativo tendo por finalidade a aquisição de ventiladores (suporte avançado de auxílio à respiração) que serão oferecidos à Unidade Local de Saúde do Alto Minho através da Liga dos Amigos do Hospital”, afirma o diretor do Departamento Diocesano da Pastoral da Saúde de Viana do Castelo.

De acordo com um comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a campanha foi lançada com “total aprovação” do bispo diocesano, D. Anacleto Oliveira, e os donativos devem ser enviados até ao final de abril para o IBAN – PT50 0007 0000 0009 2728 2182 3.

Os promotores da campanha pedem que seja enviada um comprovativo da transferência para pastoralsaude.vianacastelo@gmail.com e o montante recolhido até ao final de abril será enviado nessa ocasião para a Liga dos Amigos do Hospital.

O diretor do Departamento Diocesano da Pastoral da Saúde de Viana do Castelo, padre Fábio Carvalho, lembra aos sacerdotes e às comunidades da diocese que não é possível “permanecer indiferentes” diante da situação da pandemia e da necessidade de criar as respostas clínicas para os doentes infetados como novo coronavírus.

O comunicado apela à união de esforços entre a Diocese e a Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo, lembrando que desde a sua origem, há 38 anos, esteve ligada “à Igreja Diocesana na medida em que contou com o apoio na qualidade de co-fundador do Sr. D. Armindo Lopes Coelho”, primeiro bispo do Alto Minho.

“O mundo espera de nós ousadia. Olha-nos nos olhos e pede-nos auxílio traduzido em gestos concretos: a nossa oração, a celebração dos sacramentos, a nossa presença atenta e compassiva, o nosso agir sanitário, a nossa hospitalidade e a nossa própria vida.
É tempo de coragem, é tempo de verdadeiro martírio”, afirma o diretor do Departamento Diocesano da Pastoral da Saúde de Viana do Castelo.

Para além das indicações para a pastoral na Diocese de Viana do Castelo no contexto do estado de emergência decretado pelo presidente da República, que iniciou às 00h00 do dia 19 de março de 2020 até às 23h59 horas do dia 2 de abril de 2020, o bispo de Viana do Castelo colocou estruturas diocesanas ao serviço de quem trabalha no tratamento da doença covid-19

D. Anacleto Oliveira enviou uma mensagem aos colaboradores em Instituições de Solidariedade Social, para anunciar que a diocese vai disponibilizar instalações para que possam pernoitar e evitar a propagação do Covid-19.

A mensagem elogia o “caráter” de quem está na linha da frente, ao serviço dos doentes, correndo riscos e à custa, por vezes, da própria vida, afirmando que são “autênticos mártires, no sentido mais completo do termo”.

O bispo de Viana do Castelo apelou também à participação da diocese no momento de consagração ao Sagrado Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria, marcado para 25 de março.

PR