Crónica: Aula virtual – História de Portugal

Crónica – Esta mãe é mesmo muito querida

Aula virtual, História de Portugal, 07 de maio de 2324

Foi no ano de 2019 que se conheceu uma nova pandemia. Coronavirus, mais propriamente o covid-19, um vírus de rápido e fácil contágio e fatal para os mais frágeis. Começou na China e rapidamente se propagou pelo resto do mundo.

Afetou 1/5 da população mundial, e matou alguns milhares de pessoas, especialmente a partir dos 80 anos, idade essa que na altura se tratava de idade avançada.

Espalhou-se por toda a Europa a uma velocidade galopante. Chegou a Portugal no início de Março de 2020 e o governo tomou providências sérias e rápidas para que a pandemia não se intensificasse abruptamente e não colocasse em causa quer as vidas quer o estado de sítio no país.

O presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro António Costa, a ministra da saúde Marta Temido e a diretora geral de saúde foram os protagonistas desta história que apesar de tudo teve um final feliz mas os verdadeiros heróis foram os portugueses que ao perceberem a gravidade e urgência da situação facilitaram o trabalho dos profissionais de saúde.

Tudo parecia um filme em cenário de guerra

O inimigo era invisível e podia estar em qualquer um ou em qualquer sítio. De repente os beijos, os abraços ou simples cumprimentos transformarem-se em perigosas armas. Qualquer pessoa passou a ser um potencial criminoso ou uma potencial vítima sem intenção e sem maldade.

A pouco e pouco, com as medidas governamentais aplicadas e anunciadas, as ruas foram ficando vazias, as pessoas foram-se afastando umas das outras e o contacto físico tornou-se impensável. A única forma de travar o vírus era o isolamento social.

Porém o isolamento social acarretou sérias dificuldades económicas o que também foi devidamente ponderado, pois a falência económica, transformaria o país no caos.

Fecharam as fronteiras, determinaram que apenas estariam abertos os serviços essenciais como a venda de alimentos, medicamentos e claro os serviços de segurança e saúde.

Os pequenos empresários conseguiram dar a volta através de vendas online e a vida decorreu para todos com muito sacrifício durante alguns meses.

Mas finalmente chegou o sol. E ainda durante o ano de 2020 terminou o estado de emergência. A propagação começou a diminuir e todos saíram vencedores!

Voltaram os encontros, os beijos e os abraços. E as lágrimas de angústia, medo e saudade tornaram-se de felicidade. Tudo isto fez os portugueses serem um povo ainda mais amigo, solidário e acolhedor.

A história que eu quero que fique na História

A mãe querida
.com/amaequerida
Instagram: A_mae_querida