Meditações para o terço – “A ti, S. José”

Conferência Episcopal Italiana

A ti, São José,
aflitos pela tribulação, nós recorremos.

E confiantes invocamos o Teu patrocínio,
juntamente com o da Tua Santíssima Esposa

Introdução à oração

P. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
R. Ámen.
P. Deus, vinde em nosso auxílio.
R. Senhor, socorrei-nos e salvai-nos.

Todos: Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre.  Ámen.

P. Neste momento de emergência sanitária, a Igreja (italiana) ora e convida a orar por todo os países. Fazemo-lo, neste dia dedicado à festa da São José, esposo da Virgem Maria, padroeiro da Igreja universal, convidando cada família, cada fiel, cada comunidade religiosa para recitar o Rosário em sua casa. Contemplaremos os mistérios luminosos, para viver esta oração como uma “verdadeira introdução à profundidade do Coração de Cristo, abismo de alegria e luz, de dor e glória “(São João Paulo II).  Na realidade, é todo o mistério de Cristo que é luz. Ele é “a luz do mundo” (Jo 8, 12) e queremos segui-L’O como discípulos, sabendo que quem O segue “não andará nas trevas, mas terá a luz da vida”.

Neste momento de tristeza, sofrimento e incerteza, queremos contemplar o rosto luminoso e transfigurado de Cristo, para que ele dissipe o pecado e as trevas do contágio e da morte.  Ao Seu rosto e ao Seu coração nos conduz Maria, Mãe de Deus, Saúde dos Enfermos, para quem nos voltamos, com a oração do Rosário, sob o olhar amoroso de São José, Guardião do Redentor, da Sagrada Família e das nossas famílias. 

Também nos deixaremos acompanhar pelo testemunho São Francisco de Assis e pelas orações de Santa Catarina de Sena [patronos da Itália], exemplos de vida luminosa e nossos intercessores.

Um sinal muito simples manifesta a nossa comunhão, neste tempo de oração: nas janelas das nossas casas, esta noite, coloquemos um pequeno lenço branco ou uma vela acesa, sinais da esperança e da luz da fé. 

Das nossas casas eleva-se ao Pai a súplica de todos os seus filhos, a fim de que o Senhor, bom e misericordioso, dê a força do Seu Espírito aos médicos e profissionais de saúde, ilumine os investigadores, guie os governantes, infunda vigor no corpo dos anciãos e das crianças, afaste o medo, dê a todos a consolação do Seu Filho Jesus. Comecemos por invocar o Espírito Santo. 

Invocação do Espírito Santo

Vinde, ó santo Espírito,
vinde, Amor ardente,
acendei na terra
vossa luz fulgente.

Vinde, Pai dos pobres:
na dor e aflições,
vinde encher de gozo
nossos corações.

Benfeitor supremo
em todo o momento,
habitando em nós
sois o nosso alento.

Descanso na luta
e na paz encanto,
no calor sois brisa,
conforto no pranto.

Luz de santidade,
que no Céu ardeis,
abrasai as almas
dos vossos fiéis.

Sem a vossa força
e favor clemente,
nada há no homem
que seja inocente.

Lavai nossas manchas,
a aridez regai,
sarai os enfermos
e a todos salvai.

Abrandai durezas
para os caminhantes,
animai os tristes,
guiai os errantes.

Vossos sete dons
concedei à alma
do que em Vós confia:

Virtude na vida,
amparo na morte,
no Céu alegria.

Meditação dos mistérios luminosos

P. Meditemos os mistérios luminosos, os mistérios da vida pública de Jesus.

No 1.º mistério da luz, meditemos no Batismo de Jesus no Jordão

Leitura bíblica: Mt 3,16-17

Do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Logo que Jesus foi batizado, saiu da água. Então, abriram-se os céus e Jesus viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e pousar sobre Ele. E uma voz vinda do Céu dizia: «Este é o meu Filho muito amado, no qual pus toda a minha complacência».

Meditação franciscana

Um dia, finalmente, após ter implorado, com todo o seu coração, a misericórdia divina, [a Francisco] foi-lhe revelado pelo Senhor o que devia fazer. O grande amor
que lhe invadia a alma não o podia calar.  Casar-me-ei com a mulher mais nobre e mais bela que já se viu, uma mulher a todas superior, em beleza e sabedoria“. Efetivamente esposa imaculada foi para ele a religião verdadeira que abraçou e serviu (Tg 1,27); e tesouro escondido (foi) o Reino dos Céus (Mt 13:44) que tão denodadamente buscou. (Da Vida Primeira, Tomás de Celano, n.º 7, Fontes Franciscanas, edição portuguesa, p.215).

Oração de Santa Catarina de Sena

Ó Deus,
vejo em Ti o amor que Te impele a voltares para nós o olhar da Tua grande piedade pela qual enviastes ao mundo o Verbo, o Teu Filho Unigénito, a Palavra encarnada, vestido da nossa carne miserável e revestido da nossa mortalidade.

E Tu, Jesus Cristo, Redentor nosso, Palavra do Amor, … da grande guerra que o Homem mantinha com Deus
fizeste surgir uma grande paz, obedecendo até a morte de cruz. … Senhor, tem piedade de mim.

Preces

P. Oremos por todas as famílias do nosso país e da humanidade inteira.  Oremos pelos avós e por todos os idosos, pelos pais, pelos jovens e por todas as crianças.

Pai-nosso …
10 Ave-marias
Glória ao Pai …

P. Nossa Senhora de Fátima!
R. Rogai por nós!
P. São José!
R. Rogai por nós.

No 2.º mistério da luz, meditemos nas bodas de caná

Leitura bíblica: Jo 2,1-5

Do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, realizou-se um casamento em Caná da Galileia e estava lá a Mãe de Jesus. Jesus e os seus discípulos foram também convidados para o casamento. A certa altura faltou o vinho. Então a Mãe de Jesus disse-Lhe: «Não têm vinho». Jesus respondeu-Lhe: «Mulher, que temos nós com isso? Ainda não chegou a minha hora». Sua Mãe disse aos serventes: «Fazei tudo o que Ele vos disser».

Meditação franciscana

Uma vez quis o bem-aventurado Francisco ir a um certo eremitério, para nele se entregar mais livremente à contemplação. Como se sentissem sem forças, obteve de um pobre um jumento para a viagem… Era tempo de calor e o camponês, fatigado com a longa e escabrosa caminhada atrás do Santo, desfaleceu de sede antes de chegar ao destino. Francisco, sempre compassivo com ele, apeou-se imediatamente do jumento e, de joelhos, em terra, ergueu as mãos ao céu e não cessou de orar enquanto se não viu atendido. “Vai depressa” – disse ao aldeão – que ali mesmo encontrarás uma fonte que a misericórdia de Cristo fez brotar agora mesmo do rochedo pata te matar a sede. Estupenda condescendência a do Senhor!  Água nunca ali a vira alguém nem alguma vez a descobriu depois. (Da Vida Segunda, Tomás de Celano, n.º 46, Fontes Franciscanas, edição portuguesa p. 365).

Oração de Santa Catarina de Sena

Não olhes, Eterna bondade eterna, para as nossas misérias;
… mas eu Te peço,  pela Tua infinita misericórdia: abre os olhos da Tua suma clemência e piedade e guarda a Tua única Esposa… E dá-lhe um coração novo, que cresça continuamente na graça.

Preces

P. Oremos por aqueles que são chamados a cuidar dos outros, pelos médicos e profissionais de saúde, por aqueles que estão sobrecarregados pelo cansaço, para que enfrentem com fortaleza essas horas cansativas.

Pai-Nosso …
10 Ave-marias
Glória ao Pai …

P. Nossa Senhora de Fátima!
R. Rogai por nós!
P. São José!
R. Rogai por nós.

No 3.º mistério da luz, meditemos no anúncio do reino de deus

Leitura bíblica: Mc 1, 14-15 

Do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos

Depois de João ter sido preso, Jesus partiu para a Galileia e começou a proclamar o Evangelho de Deus, dizendo: «Cumpriu-se o tempo e está próximo o reino de Deus. Arrependei-vos e acreditai no Evangelho».

Meditação franciscana

Francisco começou a pregar a penitência … A palavra era nele como um fogo devorador, penetrava no âmago dos corações, suscitando o entusiasmo de todos. […] Antes de comunicar ao Povo a Palavra de Deus, desejava-lhes a paz, dizendo: «O Senhor vos dê a paz! ” (2 Ts 3,16). Esta paz ele a anunciava sempre a homens e mulheres, aos que encontrava e aos que o procuravam. Desse modo e com a graça do Senhor, lograva ele que não poucos inimigos da paz e da salvação se convertessem também em filhos dessa mesma paz, desejosos da salvação eterna. (Da Vida Primeira, Tomás de Celano, n.º 23, Fontes Franciscanas, Ed. Portuguesa, p.228).

Oração de Santa Catarina de Sena

Oh doce amor! Ó Trindade eterna! Volve os olhos da Tua misericórdia sobre as tuas criaturas. Eu sei que a misericórdia Te é própria, para onde quer que eu me volte, não encontro outra; e, por isso, eu grito …  para que Tu uses de misericórdia para com o mundo.

… Ó eterno Deus,  Tu és o nosso doce Deus que não quer nada mais que a nossa santificação.

Preces

P. Oremos por todos os irmãos e irmãs doentes, especialmente pelos infetados pelo coronavírus e pelos seus familiares. Oremos por quantos sofrem a solidão.
Oramos pelos prisioneiros, reclusos, encarcerados.

Pai-nosso …
10 Ave-marias
Glória ao Pai …

P. Nossa Senhora de Fátima!
R. Rogai por nós!
P. São José!
R. Rogai por nós.

No 4.º mistério da luz, meditemos na transfiguração de jesus

Leitura Bíblica: Mt 17,1-2

Do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e levou-os, em particular, a um alto monte e transfigurou-Se diante deles: o seu rosto ficou resplandecente como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz.

Meditação franciscana

… Francisco aparecia a todos como um homem de outro mundo … Brilhando ele como fulgente estrela na escuridão da noite, ou como aurora vencendo as trevas, dir-se-ia que até o aspeto horrendo de toda aquela região se tinha modificado, adquirindo uma fisionomia nova. Findara a longa estiagem e já nos campos adustos vicejavam as searas. Até dos vinhedos incultos começavam a britar os germes do odor de Deus; irrompendo em suavíssimas flores, davam frutos maravilhosos e saudáveis. Por toda a parte ressoavam hinos de louvor e ação de graças.(Da Vida Primeira, Tomás de Celano, n.ºs 36-37, Fontes Franciscanas, ed. Portuguesa, p. 238-239).

Oração de Santa Catarina de Sena

Deus Eterno, Amor inestimável!
Na Tua luz eu vi a luz.
… Tu, ó Deus, 

és suma e eterna bondade,
Eu (sou) morte e Tu (és)vida, 

eu (sou) escuridão e Tu (és) luz,
Tu (és) infinito e eu finita, 

eu enferma e Tu o médico.
Tu, por inefável amor inefável, 

conduziste-me a Ti,
e atrais a Ti todos nós, pela tua graça.
… Senhor, tem piedade de mim.

P. Oremos pelos governantes e pelos que são chamados a tomar decisões importantes para o bem de todos. Oremos pelos investigadores.

Pai-nosso …
10 Ave-marias
Glória ao Pai …

P. Nossa Senhora de Fátima!
R. Rogai por nós!
P. São José!
R. Rogai por nós.

No 5.º mistério da luz, meditemos ma instituição da eucaristia

Leitura Bíblica: Mt 26, 26-28

Do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, recitou a bênção, partiu-o e deu-o aos discípulos, dizendo: «Tomai e comei: Isto é o meu corpo». Tomou em seguida um cálice,  deu graças e entregou-lho, dizendo: «Bebei dele todos, porque este é o meu sangue, o sangue da aliança, derramado pela multidão, para remissão dos pecados.

Meditação franciscana

Tal como quando Jesus desceu ao ventre da Virgem Maria … assim todos os dias Ele desce do seio do Pai sobre o altar, para as mãos do sacerdote. E assim como aos santos apóstolos Se mostrou em carne verdadeira, assim agora Ele se mostra a nós no pão sacramentado. Os Apóstolos, com a sua vista corporal, viam apenas a Sua carne, mas, contemplando-O com os olhos do espírito, acreditavam que Ele era Deus. De igual modo, os nossos olhos de carne só veem ali pão e vinho, mas saiba a nossa fé firmente acreditar, que ali está, vivo e verdadeiro, o Seu Santíssimo Corpo e Sangue. (Dos Escritos de São Francisco, Exortações, 1.ª, 16-22, Fontes Franciscanas, ed. Portuguesa, p. 105).

Oração de Santa Catarina de Sena

Ó eterna Trindade, amor inestimável!
Se Tu me chamas filha, eu chamo-Te Pai.
E assim como Tu me dás a Ti mesmo, 

comunicando-me o Corpo e Sangue do Teu Filho Único,
assim, por amor inestimável, 

eu Te peço
que Tu me faças comungar

do Corpo místico da Santa Igreja
porque Tu queres que a alma 

desfrute deste alimento.

P. Oremos por toda a Igreja, por todos os batizados. Oremos pelo Papa Francisco, por todos os bispos, sacerdotes e diáconos. e oremos por todos os homens e mulheres de boa vontade.

Pai-nosso …
10 ave-marias
Glória ao Pai …

P. Nossa Senhora de Fátima!
R. Rogai por nós!
P. São José!
R. Rogai por nós.

 

Litania lauretana

Senhor, tende piedade de nós. (Repete-se)
Jesus Cristo, tende piedade de nós. (Repete-se)
Senhor, tende piedade de nós. (Repete-se)
Jesus Cristo, ouvi-nos. (Repete-se)
Jesus Cristo, atendei-nos. (Repete-se)
Pai celeste que sois Deus, tende piedade de nós.
Filho, Redentor do mundo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.

Santa Maria, rogai por nós.
Santa Mãe de Deus, rogai por nós.
Santa Virgem das Virgens, rogai por nós.
Mãe de Jesus Cristo, rogai por nós.
Mãe da divina graça, rogai por nós.
Mãe puríssima, rogai por nós.
Mãe castíssima, rogai por nós.
Mãe imaculada, rogai por nós.
Mãe intacta, rogai por nós.
Mãe amável, rogai por nós.
Mãe admirável, rogai por nós.
Mãe do bom conselho, rogai por nós.
Mãe do Criador, rogai por nós.
Mãe do Salvador, rogai por nós.
Mãe da Igreja, rogai por nós.
Virgem prudentíssima, rogai por nós.
Virgem venerável, rogai por nós.
Virgem louvável, rogai por nós.
Virgem poderosa, rogai por nós.
Virgem clemente, rogai por nós.
Virgem fiel, rogai por nós.
Espelho de justiça, rogai por nós.
Sede de sabedoria, rogai por nós.
Causa da nossa alegria, rogai por nós.
Vaso espiritual, rogai por nós.
Vaso honorífico, rogai por nós.
Vaso insigne de devoção, rogai por nós.
Rosa mística, rogai por nós.
Torre de David, rogai por nós.
Torre de marfim, rogai por nós.
Casa de ouro, rogai por nós.
Arca da aliança, rogai por nós.
Porta do céu, rogai por nós.
Estrela da manhã, rogai por nós.
Saúde dos enfermos, rogai por nós.
Refúgio dos pecadores, rogai por nós.
Consoladora dos aflitos, rogai por nós.
Auxílio dos cristãos, rogai por nós.
Rainha dos anjos, rogai por nós.
Rainha dos patriarcas, rogai por nós.
Rainha dos profetas, rogai por nós.
Rainha dos apóstolos, rogai por nós.
Rainha dos mártires, rogai por nós.
Rainha dos confessores, rogai por nós.
Rainha das virgens, rogai por nós.
Rainha de todos os santos, rogai por nós.
Rainha concebida sem pecado original, rogai por nós.
Rainha elevada ao céu em corpo e alma, rogai por nós.
Rainha do sacratíssimo Rosário, rogai por nós.
Rainha da paz, rogai por nós.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós.

P. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus,
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

P. Oremos. Senhor nosso Deus, concede aos teus fiéis, a graça de gozarem sempre da saúde do corpo e do espírito, pela gloriosa intercessão de Maria Santíssima, sempre Virgem, salva-nos dos males que agora nos afligem e guia-nos para uma alegria sem fim. Por Cristo, nosso Senhor.

R. Amém.

Salve-rainha

Salve, Rainha, Mãe de misericórdia,
vida, doçura, e esperança nossa, salve.
A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva,
a Vós suspiramos, gemendo e chorando,
neste vale de lágrimas.
Eia, pois, Advogada nossa,
esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei.
E depois deste desterro,
Nos mostrai Jesus, bendito fruto do vosso ventre.
Ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria.

Oração a São José | Papa Leão XIII

A vós, São José,
recorremos em nossa tribulação,
e cheios de confiança,
solicitamos o vosso patrocínio.

Pelo laço sagrado de caridade
que vos uniu à Virgem Imaculada,
Mãe de Deus,
e pelo amor paternal
que tivestes ao Menino Jesus,
ardentemente vos suplicamos
que lanceis um olhar benigno sobre nós,
que somos a herança
que Jesus Cristo conquistou com seu sangue,
e nos socorrais nas nossas necessidades,
com o Vosso auxílio e poder.

Protegei,
ó guarda providente da divina família,
o povo eleito de Jesus Cristo.

Afastai para longe de nós, ó pai amantíssimo,
a peste do erro e do vício.
Assisti-nos, do alto do Céu,
ó nosso fortíssimo sustentáculo,
na luta contra o poder das trevas,
e assim como outrora salvastes
a vida ameaçada do Menino Jesus,
defendei agora a santa Igreja de Deus
das ciladas dos seus inimigos
e de toda a adversidade.
Amparai a cada um de nós
com o vosso constante patrocínio,
a fim de que, sustentados com o vosso auxílio,
possamos viver virtuosamente,
piedosamente morrer
e obter no Céu a eterna bem-aventurança.
Ámen.

Oração final em tempo de coronavírus | Papa Francisco

Ó Maria,

Tu resplandeces sempre no nosso caminho
como sinal de salvação e de esperança.
Confiamo-nos a Ti, Saúde dos Enfermos,
que junto da Cruz foste associada à dor de Jesus,
mantendo firme a tua fé.

Tu, Salvação do Povo de Deus,
sabes bem do que mais precisamos
e estamos seguros de que proverás
para que, tal como em Caná da Galileia,
possa voltar a alegria e a festa
depois deste momento de provação.

Ajuda-nos, Mãe do Divino Amor,
a conformar-nos com a vontade do Pai
e a fazer aquilo que Jesus nos disser,

Ele que tomou sobre Si os nossos sofrimentos
e carregou as nossas dores,
para nos conduzir, por meio da Cruz,
à glória da Ressurreição. Ámen.

À vossa proteção nos acolhemos,
Santa Mãe de Deus.
Não desprezeis as nossas súplicas,
nós que estamos na provação,
e livrai-nos de todos os perigos,
ó Virgem gloriosa e bendita!

 

Notas: 

  1. Textos da meditação franciscana seguem a tradução portuguesa:

SÃO FRANCISCO DE ASSIS – FONTES FRANCISCANAS. ESCRITOS. BIOGRAFIAS. DOCUMENTOS, Editorial Franciscana, Braga 1982

  1. Textos bíblicos seguem a tradução atual dos Lecionários.
  2. Restantes textos são tradução livre, feita pelo padre Amaro Lopes