Faculdade de Teologia apresenta primeiro número de nova revista

«Ephata» unifica trabalho desenvolvido até agora por três publicações, para difundir a investigação científica na área

DR

A Universidade Católica Editora vai lançar esta quinta-feira o primeiro número da ‘Ephata’, nova Revista Portuguesa de Teologia, que unifica o trabalho desenvolvido até agora por três publicações: Theologica (Braga), Didaskalia (Lisboa) e Humanística e Teologia (Porto).

A revista da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP) vai ser coordenada por João Manuel Duque, professor catedrático, e é editada pelos seus três núcleos.

O objetivo é “fomentar e difundir a investigação científica na área da Teologia, nacional e internacionalmente”.

O nome da revista quer representar “o propósito de abertura da Teologia à cultura e a múltiplos saberes, sobretudo em contexto universitário, e evoca o princípio da escuta, inerente à fé cristã”.

Estamos, pois, perante um termo que significa, evoca e até provoca abertura. Abertura dos ouvidos, para escutar; abertura do que é próprio, da casa, para acolher o diferente. Em ambos os casos, a abertura para Deus, escutando-o e acolhendo-o, mede-se na abertura dos ouvidos e da porta de casa para o outro humano, sobretudo para o estrangeiro”.

“A revista tem por finalidade fomentar e difundir, nacional e internacionalmente, a investigação científica operada no domínio da Teologia, privilegiando a sua abertura à perceção interdisciplinar”, assinala o editorial do primeiro número, que vai ser lançado pelas 12h00 do dia 23 de janeiro, na sede da UCP, em Lisboa.

Na mesma data é apresentado o portal das Revistas Científicas da Universidade Católica Portuguesa.

O primeiro número de EPHATA procurar valorizar a “interdisciplinaridade universitária, com impacto significativo na elaboração contemporânea do discurso teológico”.

A periodicidade da revista será de dois números por ano (janeiro e julho), com um dossiê monográfico.

OC