Eucaristia no João de Almada assinala Dia Mundial do Doente

D.R.

O Secretariado Diocesano da Pastoral da Saúde vai assinalar, como é habitual, o dia Mundial do Doente a 11 de fevereiro. Nesse dia será celebrada, pelas 15 horas, uma Eucaristia no Hospital Dr. João de Almada, que será presidida pelo bispo do Funchal, D. Nuno Brás.

Recorde-se que na sua habitual mensagem para este dia, o Papa Francisco reafirma que a vida deve ser “acolhida, tutelada, respeitada e servida desde o seu início até à morte” e que se trata de uma exigência “tanto da razão como da fé em Deus, autor da vida”.

Perante tantas formas de sofrimento, “nota-se por vezes carência de humanidade, pelo que se revela necessário, para uma cura humana integral, personalizar o contacto com a pessoa doente acrescentando a solicitude ao tratamento”, acrescenta a mensagem.

O Papa pede ainda aos profissionais de saúde que “o substantivo «pessoa» venha sempre antes do adjetivo «doente» e que a sua ação “tenha em vista constantemente a dignidade e a vida da pessoa, sem qualquer cedência a atos de natureza eutanásica, de suicídio assistido ou supressão da vida, nem mesmo se for irreversível o estado da doença”.

“Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, que Eu hei de aliviar-vos” é o título desta que é a XXVIII mensagem para o Dia Mundial do Doente. 

Cartaz