Próximo Conselho Nacional da ACR realiza-se no Funchal a 11 e 12 de Julho de 2020

D.R.

Realizou-se no passado fim de semana, dias 10 e 11 de novembro, no Centro Pastoral da Diocese de Viseu, o Conselho Nacional da Ação Católica Rural (ACR). 

A reunião contou com a presença de representantes das 11 Dioceses em que a ACR está implantada, nomeadamente Aveiro, Braga, Coimbra, Guarda, Leiria-Fátima, Lisboa, Porto, Santarém, Viana do Castelo, Viseu e Funchal através de José Manuel Gouveia e Saul Sousa.

No decorrer dos trabalhos, e entre muitos outros aspetos, ficou decidido que o Concelho Nacional do próximo ano vai realizar-se no Funchal, a 11 e 12 de Julho.

Num comunicado enviado ao Jornal da Madeira, a ACR assumiu a “vontade de consolidar, crescer e renovar os grupos” nas prioridades para o ano pastoral 2019/2020. 

A ACR “reafirma a sua vontade de dar continuidade ao trabalho do movimento como uma mais-valia pelo percurso de formação, bem como pelo incentivo à ação no meio”.

O movimento assinala que “reassumiu” a Revista ‘Mundo Rural’ como “órgão de comunicação, informação e formação integral” para os seus militantes e simpatizantes. A ACR informa ainda que “está presente nas plataformas digitais”, tendo renovado o seu sítio na internet – www.movimento-acr.pt – e as contas no Facebook e no Youtube.

No programa para o ano pastoral 2019/2020, o movimento propõe estudar a temática da Ideologia de Género, com base no documento ‘Homem e Mulher os criou’, da Congregação para a Educação Católica (Santa Sé). 

A ACR vai também retomar o estudo e aprofundar dois documentos do Papa Francisco, a encíclica ‘Laudato Si’ (Louvado Sejas), sobre o cuidado da Casa Comum, e a exortação pós-sinodal ‘Christus Vivit’ (Cristo Vive), como “caminho e modo de integração” na dinâmica de preparação para a Jornada Mundial da Juventude 2022, que se vai realizar em Lisboa.

O Conselho Nacional avaliou como “muito positivas” as atividades realizadas a nível diocesano, as atividades realizadas pela equipa nacional, e recordou em particular a 9.ª Assembleia Nacional de Delegados e o ACR Youth Festival.

Neste encontro tomou posse a nova equipa nacional para o triénio 2019-2022, que tem como lema geral ‘Ser e Viver para Transformar’; o ano pastoral 2019-2020 vai ser vivido com o tema ‘Ser Primeiro’.

Recorde-se que a Ação Católica Rural foi criada pelo Papa Pio XI, em 1922, e está em Portugal desde 1933.