Paróquia da Ilha: D. Nuno presidiu à festa de Nossa Senhora do Rosário

D.R.

A comunidade paroquial da Ilha, em Santana, celebrou no passado domingo, dia 6 de outubro, a festa em honra de Nossa Senhora do Rosário, a sua padroeira.

A Eucaristia da Festa, a que se seguiu a procissão, foi presidida pelo Bispo do Funchal, D. Nuno Brás e concelebrada por outros sacerdotes, entre os quais o Pe. José Afonso Rodrigues, pároco daquela paróquia do norte da ilha.

O dia litúrgico de Nossa Senhora do Rosário só é celebrado hoje, dia 7 de outubro, no entanto, por coincidir com um dia de trabalho, as comunidades costumam aproximar a sua celebração do fim de semana, adiando ou antecipando a festa. Foi o que aconteceu na paróquia da Ilha.

Conta-se que 1208, a Virgem Maria apareceu a São Domingos de Gusmão para ensinar-lhe a rezar o Rosário e pediu que ele difundisse a devoção desta arma poderosa para vencer os inimigos da fé. Foi por causa deste anúncio do santo que as tropas cristãs, antes da Batalha de Lepanto (7 de outubro de 1571), rezaram o Santo Rosário e venceram os turcos otomanos.

Em agradecimento a Nossa Senhora, o Papa São Pio V instituiu esta data como a Festa de Nossa Senhora das Vitórias e acrescentou o título de “Auxílio dos Cristãos” às ladainhas da Mãe de Deus. Mais tarde, o Papa Gregório III mudou o nome para Festa de Nossa Senhora do Rosário.

O Rosário, que significa “coroa de rosas”, foi definido por São Pio V como “um modo muito piedoso de oração, ao alcance de todos, que consiste em ir repetindo a saudação que o anjo fez a Maria; intercalando um ‘Pai Nosso’ entre cada dez ‘Ave Marias’ e tratando de ir meditando enquanto isso na vida de Nosso Senhor”.