Morre o cardeal francês Roger Etchegaray

O corpo será velado no Lar de Idosos Arditeya a partir de quinta-feira, 5 de setembro. O funeral será realizado segunda-feira, 9 de setembro, às 10h30 na Catedral de Sainte-Marie em Bayonne. No dia 22 deste mês, o cardeal completaria 97 anos.

Papa Francisco com o Card. Roger Marie Élie Etchegaray | Foto: Vatican Media

O bispo de Bayonne, Lescar et Oloron, Dom Marc Aillet, comunicou o falecimento na tarde desta quarta-feira (04/09) às 17h30, em Cambo-les-Bains, do cardeal Roger Etchegaray, após ter recebido os últimos Sacramentos “em paz e serenidade” e convida todos os fiéis a rezarem pelo repouso de sua alma.

O corpo será velado no Lar de Idosos Arditeya (47 avenue de Spain, 64250 Cambo-les-Bains) a partir de quinta-feira, 5 de setembro , à tarde. O funeral será realizado segunda-feira, às 10h30, na Catedral de Sainte-Marie em Bayonne.

Nascido em 1922 em Espelette, localidade francesa da região da Aquitânia, junto à fronteira com a Espanha, foi ordenado sacerdote em 13 de julho de 1947, na Paróquia de Bayonne. Foi nomeado bispo-titular de Gemellae in Numidia e bispo-auxiliar de Paris, em 1969.

Em 1970 foi elevado a arcebispo de Marselha e em 1975 nomeado Prelado da Missão da França em Pontigny, ligado à arquidiocese de Dijon. Em 1979 foi criado cardeal e feito cardeal-presbítero da Sé titular de São Leão I.

Em 1984 foi nomeado pelo Papa João Paulo II presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz e do Pontifício Conselho Cor Unum. Em 1995 deixou o Pontifício Conselho Cor Unum e, três anos mais tarde, o Pontifício Conselho Justiça e Paz, e foi feito cardeal-bispo de Porto-Santa Rufina. Em 2005, foi confirmado como vice-decano do Colégio de Cardeais.