Festa na capela da Ajuda

D.R.

As novenas de preparação para a festa de Nossa Senhora da Ajuda na capela com esta invocação situada na freguesia de São Martinho, vai decorrer de 20 a 23 de agosto iniciando-se às 19 horas.

A celebração festiva terá lugar no domingo 25 de agosto com missa às 18 horas. No final decorrerá a procissão.

No sábado às 20h30 será celebrada a missa da vigília desta festa.

Nos dias 23, 24 e 25 haverá animação com atuações de diversos grupos.

Organizada pela Associação Arca da Ajuda a festa é sempre muito vivida, sendo as celebrações litúrgicas presidias pelo Padre Doutor Marcos Gonçalves, pároco de São Martinho.

A devoção a Nossa senhora da Ajuda tem origem na Idade Média, quando reis, capitães de esquadras mercantes e descobridores, colocavam as suas naus em expedições ou em batalhas navais, sob a proteção de Maria invocada como: Nossa Senhora da Ajuda.

Eram feitas celebrações e festas, tanto na partida como na chegada das embarcações aos portos. Esta foi a origem de muitas igrejas ou capelas construídas na orla marítima da Europa.

O culto teve início em Portugal durante a Idade Média sendo particularmente associado a uma ermida que se localizava na praia do Restelo, nas proximidades de Lisboa onde havia uma imagem de Nossa Senhora que era objeto da devoção de marinheiros e soldados.

Na Madeira  a capela de Nossa Senhora da Ajuda foi construída em 1876 por Fernão Favila e foi na Capela de Nossa Senhora da Ajuda que teve início o morgadio dos Piornais.

A paróquia da Serra de Água tem como padroeira Nossa Senhora da Ajuda e a festa é celebrada no dia 15 de agosto.