Machico celebra festa do Santíssimo Sacramento a 25 

A solene vigília da festa celebra-se a 24 de agosto, às 20 horas. Logo depois acendem-se os tradicionais fachos nas encostas.

D.R.

Nos próximos dias 24 e 25 de agosto a comunidade paroquial de Machico celebrar a festa em honra da Sagrada Eucaristia. A solene da vigília da festa decorrerá no dia 24, a partir das 20 horas, na igreja matriz.

Logo depois, pelas 21:30 horas, acendem-se os fachos nas montanhas sobranceiras ao vale. Cumpre-se assim a tradição de todos os anos, na véspera da festa do Santíssimo Sacramento se acenderem os fachos que o escritor Carlos Cristóvão definiu como “pequenas fogueiras feitas com pinhas, que tiveram origem no tempo das pilhagens dos corsários e que o povo, na sua simplicidade espontânea, acendia e continua a acender, mas em menor quantidade, na festa do Santíssimo Sacramento em Machico, para homenagear o Redentor”.

Os fachos são concebidos com o recurso a materiais como: arame, pregos, óleo queimado e bolas de algodão, hoje substituído por outro tipo de desperdícios. Na verdade, o que importa é que se assegure que a bola, seja ela feita do que for, fique suficientemente impregnada de material inflamável, para depois ser acesa e permanecer o máximo de tempo incandescente. Os fachos continuam a representar figuras alegóricas com letras, nomes e desenhos alusivos ao mar.

Entretanto, no domingo 25, pelas 14 horas começam a ser feitos os tradicionais tapetes de flores ao longo do itinerário da procissão. Este é um momento importante, que envolve mais uma vez toda a comunidade paroquial, e que é característico desta celebração.

A solenidade do Santíssimo Sacramento terá início pelas 16 horas, seguindo-se a procissão.

Cartaz