Lançamento do livro ‘O Padre Valente da Boaventura’

Capa do livro

A obra “O Padre Valente da Boaventura” da autoria de José Manuel Vieira e Aires dos Passos Vieira, publicada pela Editora Madeirense, será apresentada na próxima sexta-feira, dia 16 de agosto, pelas 19 horas na igreja paroquial da Boaventura. 

Nas 200 páginas que compõem o livro, os autores dão a conhecer a vida do Padre Antonino César Gouveia Valente, natural da freguesia de S. Martinho, ordenado em 1907 por D. Manuel Agostinho. 

O Padre Valente foi pároco da Boaventura entre 1920 e 1947. “Deixou para a posteridade uma importante obra a nível cultural, religioso, social e patrimonial, tendo sido o principal impulsionador das obras de melhoramento e decoração da igreja matriz da Boaventura, ao longo das décadas de 20 e 30, assim como da ampliação da capela do Imaculado Coração de Maria, na Fajã do Penedo, no início da década de 40”, refere a nota enviada ao Jornal da Madeira. 

Esta é a segunda obra deste autores sobre a freguesia da Boaventura. Em 2011 publicaram o livro ‘Memórias e Narrativas da Boaventura (1950-1960).