Seminaristas em encontro de verão recebem visita de D. Tolentino

D.R.

Está a decorrer em São Jorge desde a passada segunda-feira, dia 5 de agosto, o encontro de verão dos seminaristas maiores da Diocese do Funchal, que se prolonga até à próxima sexta-feira, dia 9 de Agosto.

Acompanhados por D. Nuno Brás, e por vários sacerdotes que se juntam aos jovens nestes dias, os seminaristas receberam também a visita de D. José Tolentino de Mendonça, que se encontra de passagem pela ilha.

O arcebispo passou a manhã desta quarta-feira, com os jovens, com quem almoçou, e com quem teve oportunidade de falar sobre as suas novas funções de arquivista e bibliotecário da Santa Sé, mas sobretudo de lhes deixar o seu testemunho enquanto seminarista que, há 30 anos, também participou nestes encontros. Desses tempos disse guardar, com gratidão, muitas e boas memórias.

Recorde-se que esta é uma semana em que os seminaristas privilegiam também o contato com as comunidades paroquiais. Este ano, e neste âmbito, destaca-se a Eucaristia celebrada no dia 6 de agosto, na Paróquia do Porto Moniz, presidida pelo bispo do Funchal.

Na homilia da celebração, o prelado falou dos ideais dos sonhos e dos projetos dos discípulos, a quem Jesus se mostra “como Deus verdadeiro” e a quem “convida para viver e experimentar a glória de Deus, a viver e a experimentar estar com Deus”. Em troca, lembrou, o Senhor pede-nos apenas que o escutemos. Isto é, ao invéns de fazermos como Pedro, que se pôs “a dizer coisas em vez de escutar”,  Ele pede apenas que oiçamos a sua voz e atentemos nas suas palavras, porque são elas que nos vão ajudar a transfigurar, a transformar a nossa vida e o que está à nossa volta, “tornando tudo mais semelhante a ele Deus feito homem”.

Estes encontros nas férias dos seminaristas iniciaram-se em 1979 com D. Francisco Santana, e mantêm-se até hoje por se considerar que os mesmos representam uma oportunidade para o bispo diocesano conhecer os seminaristas de maneira mais próxima, pessoal e até descontraída, já que os restantes encontros que acontecem ao longo do ano são oficiais.