Paróquia dos Prazeres celebra Domingo do Senhor

D.R.

Nos domingos a seguir à Quinta-feira do Corpo de Deus, em todas as paróquias da Diocese do Funchal são celebradas as festas do Santíssimo Sacramento também conhecidas como Domingo do Senhor.

Na freguesia dos Prazeres aquela festa é realizada no domingo anterior ao dia 5 de agosto que é a data da festa de Nossa Senhora das Neves, a padroeira.

Este ano será no domingo dia 4 iniciando-se a missa pelas 16 horas. No final decorrerá a procissão.

No percurso a comunidade local faz um tapete de verduras e flores com motivos alegóricos à Sagrada Eucaristia. É um dos motivos de atração para muitas centenas de pessoas que naquele dia visitam os Prazeres e observam a criatividade dos tapetes e a grande quantidade de pétalas que neles são colocadas.

A solenidade é organizada pela Confraria do Santíssimo Sacramento daquela paróquia e as cerimónias religiosas serão presididas pelo pároco, Pe Rui Sousa.

Na sexta-feira anterior às festas de Nossa Senhora das Neves e do Santíssimo Sacramento, na paróquia dos Prazeres realiza-se o “cortejo dos regentes”.

Diversos produtos, como semilhas, batatas, abóboras, ovos, licores,  vinho, bolos e vasos de flores são transportados dos sítios daquela freguesia para a igreja sendo colocados no bazar, no adro, para serem vendidos ou leiloados.

As oferendas entram na igreja e passam junto à imagem de Nossa Senhora das Neves, a padroeira dos Prazeres, numa demonstração de devoção a Nossa Senhora.

Este ano o “cortejo das regentes” realiza-se no dia 3 de Agosto e será acompanhado por uma banda filarmónica.

Tanto nesta festa como na da padroeira, verifica-se a presença de elevado número de pessoas daquela freguesia e das localidades vizinhas e de outros pontos da Madeira, assim como muitos emigrantes dos Prazeres em especial da África do Sul que foi o país que recebeu o maior número de pessoas naturais daquela localidade.

O arraial que levará a animação ao centro da freguesia dos Prazeres terá atuações de  cinco conjuntos musicais: Electro Band no dia 2 às 21h30, Lordes no dia 3, às 22 horas, Fénix Band e cantora Thelma Relva no domingo dia 4 pelas 20 horas e Banda Fixe na segunda feira 5 de agosto.

O bazar e o espaço de restauração, propriedade da Igreja situado no adro, irão funcionar com diversas especialidades entre elas a canja de galinha, a sopa de trigo e a sidra a que se juntam as tradicionais bebidas dos nossos arraiais.

[atualizado às 21h18m]