EMRC: D. Nuno apelou aos jovens para que “mostrem aos outros que ser cristão é ser feliz”

D.R.

D. Nuno disse aos alunos que participaram no XI Encontro Regional de EMRC que “Jesus Cristo conta com vocês para estar presente, para estar junto de todos os outros, de uma forma particular aqueles que não o conhecem”. 

O bispo do Funchal falava na abertura da iniciativa que teve lugar na passada sexta-feira, dia 31 de maio, e que juntou no Parque Temático, em Santana, cerca de 900 alunos de 18 escolas dos 2º e 3º Ciclos dos Ensinos Básico e Secundário da RAM.

O prelado disse-lhes ainda “ser cristão é demasiado bom para nós ficarmos com isso só para nós”. Daí o apelo que deixou para que os jovens “mostrem aos outros que ser cristão é ser feliz”.

Outro dos intervenientes na sessão de abertura deste encontro foi o secretário regional da Educação. Jorge Carvalho apelou aos jovens para que aproveitassem o dia para o convívio, mas sobretudo para “reviver e praticar os ensinamentos que ao longo do ano foram ministrados nesta disciplina”, nomeadamente “os valores da tolerância, do respeito, da solidariedade”. 

O responsável pela pasta da Educação agradeceu ainda aos professores “pelo trabalho, empenho e dedicação”, que diariamente colocam nas nossas escolas e “nesta nobre missão que é a de transmitir os pilares de uma sociedade que se quer capaz, competente, mas acima de tudo justa”. Agradeceu também “à Diocese, por se empenhar nesta missão de colaborar também com o sistema educativo naquilo que é a educação religiosa das nossas crianças e dos nossos jovens” e para garantir que “da nossa parte poderão contar sempre com o apoio da secretaria, não só para a concretização desta disciplina nas nossas escolas, mas acima de tudo para o apoio às escolas que são confessionais”.