XI Encontro Regional de EMRC tem lugar a 31 de maio em Santana

Cartaz

O XI Encontro Regional de EMRC dos 2º e 3º Ciclos dos Ensinos Básico e Secundário vai decorrer no próximo dia 31 de maio, no Parque Temático da Madeira, em Santana, com o tema “EMRC em Missão!”.

Organizado pelo Departamento do Ensino da Igreja nas Escolas (DEIE), do Secretariado Diocesano da Educação Cristã (SDEC), o evento contará com a presença de D. Nuno Brás.

Na mensagem dirigida aos participantes, que consta do desdobrável que será distribuído, o bispo diocesano começa por dizer que “ninguém nasce cristão”, porque “ser cristão não é como os dentes que surgem naturalmente numa criança, sem que ninguém faça nada para isso.”

Na verdade, prossegue o prelado, “somos cristãos porque nos falaram de Jesus. Porque nos disseram que Ele é o Salvador, quer dizer: o único que nos pode salvar da morte e oferecer a vida verdadeira e cheia, que é a vida de Deus. E nós encontrámo-Lo na nossa vida: tinha o rosto de um pobre, tinha o rosto do nosso pai ou da nossa mãe ou dos nossos avós, ou de um amigo, de um catequista, de um professor… Às vezes, até, de um desconhecido!”

“E, quando O encontrámos, a nossa vida mudou: sentimos necessidade de ser diferentes, melhores; percebemos que o amor é mais (muito mais) que aquilo a que chamávamos amor; e tantas coisas que não entendíamos — sobre nós, sobre o mundo, sobre os outros — passaram a fazer algum sentido!”, diz ainda D. Nuno Brás, para logo afirmar que que “Somos cristãos porque alguém nos mostrou Jesus. Somos cristãos porque alguém foi missionário e nos anunciou Jesus!”

De acordo com a informação que nos foi facultada sobre esta iniciativa, este encontro, que no ano passado reuniu mais de 800 participantes, tem por objetivos: “Sensibilizar a comunidade, em geral, para a importância da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica; Proporcionar tempo de sociabilização; Estimular o gosto pelo conhecimento das tradições regionais e Potenciar o cuidado pela Natureza”.

A abertura oficial do evento está marcada para as 9:30 horas com o acolhimento aos participantes. Às 10 horas terá lugar a abertura oficial deste do XI Encontro Regional com a entoação do Hino e as palavras de saudação das autoridades civis e religiosas aos participantes, nesta iniciativa que tem encerramento marcado para as 16.45 horas.